O docente tem o dever de estar preparado e ciente de sua principal função e responsabilidade, que é a de auxiliar na construção do aluno e não apenas um transmissor de conteúdos do currículo escolar.
O que fazer para ajudar alunos com dificuldade de aprendizagem
O sucesso da aprendizagem na EJA está atrelado a diversos elementos: organização pedagógica, procedimentos educacionais, perfil dos educadores, infraestrutura, currículo bem elaborado e comprometimento dos atores envolvidos para que essa formação seja viabilizada.
Os alunos e alunas da EJA trazem consigo uma visão de mundo influenciada por seus traços culturais de origem e por sua vivencia social, familiar e profissional. ... Ao escolher o caminho da escola, a interrogação passa a Page 4 4 acompanhar o ver desse aluno, deixando-o preparado para olhar.
Pensar sujeitos da EJA é trabalhar com e na diversidade. ... Entre tensões, entre modos distintos de construir identidades sociais e étnico-raciais e cidadania, os sujeitos da diversidade tentam dialogar entre si, ou pelo menos buscam negociar, a partir de suas diferenças, propostas políticas.
De acordo com a Lei Federal nº 9.
Os perfis do aluno da EJA da rede pública são na sua maioria trabalhadores proletariados, desempregados, dona de casa, jovens, idosos, Portadores de deficiências especiais. São alunos com suas diferenças culturais, etnia, religião, crenças.
A EJA requer um currículo que dialogue com as singularidades da pessoa jovem, adulta ou idosa e que incorpore as especificidades e diversidades presentes no universo desses sujeitos, considerando suas origens, culturas, saberes, conhecimentos e projetos de vida.
Na EJA é preciso que o professor leve em conta o cotidiano do aluno, valorizando suas vivências. ... E na escola que se da maior parte do processo de conhecimento do sujeito, sendo assim a EJA precisa do conhecimento intelectual que a escola pode proporcionar.
Assim como o planejamento das aulas é diferente, as dificuldades também mudam do Ensino Fundamental nas turmas regulares e nas turmas de EJA. Miriam observa que, ao contrário das crianças, os adultos têm mais medo de errar, principalmente na hora de formular hipóteses de escrita.
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos possuem expectativas em relação a sua aprendizagem. Mais do que o saber letrado, eles desejam autonomia, inclusão, socialização, bens culturais, ou seja, tudo que os tirem da situação marginal em que se encontram.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade de ensino destinada a garantir os direitos educativos dessa numerosa população com 15 anos ou mais que não teve acesso ou interrompeu estudos antes de concluir a Educação Básica. ... E a Emenda Constitucional nº 59 de 2009 ampliou esse direito ao Ensino Médio.