Produção enxuta é, formalmente, toda produção realizada sem desperdícios. Entretanto, como tradução de “Lean Manufacturing” do inglês, é usado para designar princípios e técnicas produtivas que visam a melhoria contínua.
A Produção Enxuta tem como principal objetivo redução de estoques, agilidade no processo produtivo, a busca por falhas ao longo da cadeia produtiva, pessoas envolvidas, enfim, ações que devem ser postas em prática para que este ciclo de produção seja formado.
Lean Manufacturing é um sistema de produção desenvolvido pela Toyota, no Japão, em 1950. Ele se baseia na redução de desperdícios – originalmente, divididos em sete categorias, hoje em oito. Os desperdícios são todas atividades que não agregam valor algum para o cliente. O Lean Manufacturing é mais que uma metodologia.
A produção empurrada é um sistema em que a produção executa o o que foi programado baseado em previsões de vendas, normalmente através de um sistema MRP (Material Requirement Planning). Isso ocorre em situações onde o cliente envia uma demanda desnivelada ao PCP, que é responsável pela programação semanal.
A produção empurrada é quando você produz e depois distribui para venda, sendo o seu processo produtivo constituído em produzir e empurrar para frente, independente da demanda. Portanto, o papel principal no sistema de produção empurrada é fazer com que o vendedor faça todo o trabalho de venda sozinho e faça milagres.
Os principais tipos de linguagens de programação
Vantagens do sistema: Diminuição dos estoques; Controle Melhor da produção e das encomendas; Processo Hierárquico; Estrutura formal de dados e procedimentos; e Simulações. Desvantagens: Maior custos de aquisição dos materiais. Maiores custos de transporte.