O tratamento de eleição da esporotricose felina é o Itraconazol, um fármaco antifúngico utilizado em diversas doenças micóticas. Se você quer saber mais sobre a esporotricose e o Itraconazol para gatos: dosagem e administração, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.
Você só pega toxoplasmose se ingerir terra ou alimentos contaminados com fezes de gatos, mas bons hábitos de higiene e limpeza no preparo dos alimentos evitam isso. Cães, pombos e mordidas de gatos ou outros animais NÃO transmitem a toxoplasmose.
A esporotricose é uma micose causada pelo fungo universal da espécie Sporothrix spp, mas causa doenças especialmente em indivíduos que residem em países de clima tropical e subtropical.
Para evitar o contágio é preciso adotar algumas precauções, como:
O Cetoconazol tem atividade fungistática e é utilizado em cães e gatos no tratamento de infecções fúngicas locais na pele, pelos, unhas, mucosas ou sistêmicas, como as relacionadas a seguir: Dermatites (Malassezia pachidermatis). Dermatofitose (Trichophyton sp, Epidermophyton sp e Microsporum sp).
Os tratamentos tópicos mais recomendados são o enilconazol, o sulfureto de enxofre e um champô de miconazol. Enilconazol:Deverá ser utilizado a 0,2% e é necessário evitar o lambido, devido ao facto de o seu uso nos gatos não se encontrar registado, e de ser hepatotóxico.
Normalmente, o tratamento da dermatite em gatos é determinado pela gravidade e áreas afetadas e varia com o uso de corticóides, imunoterapias ou shampoos específicos. Pode ser necessário também fazer uma mudança na dieta do seu gatinho. Converse com o seu veterinário de confiança!
No geral, o pet ficará 10 dias com os pontos, mas o médico veterinário irá orientar e agendar um dia para retirá-lo. Enquanto isso, o proprietário precisará ficar muito atento e higienizar o local diariamente. O melhor produto a ser passado será receitado pelo veterinário. No geral, o povidine ou PVPI é o mais usado.
Gatos com sarna: Como proteger, quais os sintomas e o tratamento correto.