EQST

Quais So As Motivaçes Do Expansionismo Romano?

Quais são as motivações do expansionismo Romano?

Entre as motivações do expansionismo romano temos o desejo daquele povo de transformar Roma em uma grande e poderosa civilização. Havia também o interesse político e de toda a sociedade porque ele resultava em mais terras, no apoderamento das riquezas conquistadas (ouro, prata).

Quais eram as bases do Império Romano?

As bases do Império Romano eram os escravos, os legionários das várias legiões romanas e as províncias produtoras de alimentos, predominantemente os cereais.

Quais são as consequências das conquistas romanas?

As consequencias dessas conquistas foi o desenvolvimento do comércio com as colônias e da econômia monetária e com as descobertas nas minas de ouro nas terras que foram conquistadas houve também um aumento na produção de mão escrava.

Quais os direitos conquistados pelos plebeus ao longo de sua luta política que mais mudaram suas condições de vida?

-A instituição da lei escrita com a "Lei das Tábuas", que limitavam o poder dos patrícios. -Direito ao casamento com patrícios. -Fim da escravidão por divida. -Aprovação do plebiscito, por meio do qual as decisões que a maioria plebeia aprovasse de tornavam lei.

Quais os direitos políticos que um tribuno da plebe poderia vir a exercer?

Quais os direitos políticos que um tribuno da plebe poderia vir a exercer? No exercício desse cargo, os tribunos tinham o poder de veto contra as decisões políticas que contemplassem diretamente a sua classe social.

O que fazia um tribuno da plebe?

Tribunus plebis. Defensor da plebe contra a prepotência dos nobres ou patrícios romanos. Tinha a faculdade de opor vetos às decisões do Senado e às sentenças dos magistrados, quando prejudiciais aos direitos ou interesses do povo.

O que foi a criação do cargo de tribuno da plebe?

O primeiro Tribuno da Plebe foi instituído em 493 a.C. Atribuições principais: - Defender os direitos dos plebeus romanos em contraposição aos interesses dos patrícios (aristocracia). - Incluir, nas leis romanas, direitos para os plebeus.

Qual foi a importância da Lei das Doze Tábuas para os plebeus?

A Lei das Doze Tábuas constitui a origem do direito romano. ... A iniciativa visava permitir que os plebeus também conhecessem as leis e impedir o abuso que era feito delas pelos pontífices e patrícios.

Que relação há entre as leis escritas e a diminuição das desigualdades sociais na Roma antiga?

A lei escrita dificultava que os patrícios interpretassem as leis de acordo com suas conveniências, constituindo-se, assim, como uma vitória para os plebeus. Outra conquista dos plebeus com a Lei das Doze Tábuas foi o fim da escravidão por dívidas.

Porque os plebeus se revoltaram contra os patrícios?

Olá. Os plebeus se revoltaram contra os patrícios já que viviam em condições imensamente inferiores do que os nobres e procuravam participação política.