Formados por proteínas da membrana das células, os canais iônicos são “túneis” que permitem a passagem de determinados íons para seu interior. ... Os canais iônicos sensíveis à voltagem são responsáveis pela propagação de impulsos elétricos que propiciam a comunicação no sistema neural.
Abrem-se os canais de K+, e este, que tem carga positiva, começa a sair da célula, fazendo com que esta fique novamente negativa, passando pelo processo de repolarização até chegar ao processo de repouso (no final, com uma ajuda da bomba de Na+ K+).
Quando um neurônio é estimulado, ocorre uma mudança em seu estado elétrico, ficando o seu interior carregado positivamente pela entrada de íons sódio. Esse estado denomina-se: Arco-reflexo.
e) Para que o esquema representasse o transporte em um neurônio em repouso, como ficaria a concentração de K® no meio interno em relação ao externo? resposta:a) A diferença de concentração iônica entre os dois meios é mantida através do transporte ativo, com consumo energético.
Os atos reflexos são respostas involuntárias, comandadas pelo SNC, a determinados estímulos recebidos pelo organismo. ... Os receptores sensoriais existentes no tendão patelar captam o estímulo e o converte em impulso nervoso.
O ato reflexo é o mais rápido mecanismo de estímulo e resposta do sistema nervoso. ... O ato reflexo é de extrema importância para a sobrevivência, pois ajuda a tomar decisões que necessitam de resposta imediata. Isso evita, por exemplo, que tenhamos graves ferimentos como ao tocar em uma panela quente.