O tratamento para esta anemia pode incluir a administração de oxigênio, medicamentos para aliviar a dor e fluídos orais e intravenosos para reduzir a dor e prevenir complicações. Os médicos também podem recomendar transfusões de sangue, suplementos de ácido fólico e antibióticos.
Podem ocorrer manchas nos lábios. Várias manchas pequenas espalhadas, de coloração negro-acastanhada, podem ser um sinal de uma doença hereditária chamada síndrome de Peutz-Jeghers, na qual pólipos se formam no estômago e intestino.
Veja os 7 alimentos mais indicados para combater a anemia:
A cafeína prejudica a absorção de ferro --e também de cálcio e vitamina C. Portanto, evite beber café, chá-mate, chá-verde e refrigerantes com cafeína durante ou logo após comer.
Os melhores alimentos para anemia
Para tratar a anemia na gravidez recomenda-se a ingestão de alimentos ricos em ferro e ácido fólico como carnes, bife de fígado, feijão, espinafre, lentilha e couve, pois assim é possível repor os níveis de ferro no organismo, o que influencia diretamente na quantidade de hemoglobina circulante.
Especialmente a anemia ferropriva pode trazer riscos para a mãe e para o bebê, como fraqueza, atraso no crescimento e até parto prematuro. Já no caso de anemia megaloblástica, há um aumento do risco de defeitos congênitos do cérebro ou da medula vertebral (defeito do tubo neural), como a espinha bífida.
O morango é um ótimo remédio para as grávidas, auxilia a redução dos sintomas de anemia. Além desse, outro excelente remédio conhecido é a beterraba.