As escalas termométricas utilizadas para aferir a temperatura de um corpo são Celsius, Fahrenheit e Kelvin, sendo a última a mais utilizada em pesquisas científicas.
O principal instrumento para a medição de temperatura é o termômetro, que é constituído por um tubo graduado com um líquido em seu interior (mercúrio ou álcool). ... Ou seja a temperatura de 5°C (5 graus Celsius) equivale a uma temperatura de 41°F (41 graus Fahrenheit).
Como existem três escalas termométricas – Celsius, Fahrenheit e Kelvin – em uso pelo mundo e utilizadas para representar a temperatura em diferentes unidades, é muito importante conhecê-las e saber fazer a conversão de temperatura entre elas.
As escalas termométricas são utilizadas para medir a temperatura dos corpos. Os tipos de escalas mais conhecidas são a escala Celsius, escala Kelvin e escala Fahrenheit.
As escalas termométricas são utilizadas para medir a temperatura (medida do grau de agitação das moléculas), ou seja, elas são utilizadas para indicar se um determinado corpo está quente ou frio.
Escala Celsius
Esta escala foi criada pelo inventor do termômetro de mercúrio, Daniel Gabriel Fahrenheit, lá pelos anos de 1714. Para isso ele escolheu dois pontos de partida, chamados atualmente de pontos fixos. Inicialmente ele colocou seu termômetro, ainda sem nenhuma escala, dentro de uma mistura de água, gelo e sal de amônio.
Alguns acreditam que Fahrenheit era um maçom, e porque há 32 graus de iluminação, ele escolheu usar 32 como a temperatura de fusão da água. Graus também são usados como níveis com os maçons, daí o uso da palavra na escala. No entanto, não há evidências documentadas de que o cientista fosse um maçom.
A maioria dos países utiliza a escala Celsius como escala termométrica oficial. Ela foi criada no século XVIII pelo sueco Anders Celsius e possui cem intervalos. É por isso que ela é chamada de escala centígrada. Os valores adotados por Celsius para os pontos de fusão e ebulição são, respectivamente, 0 e 100.
Escala Celsius É a escala usada no Brasil e na maior parte dos países, oficializada em 1742 pelo astrônomo e físico sueco Anders Celsius (1701-1744). Esta escala tem como pontos de referência a temperatura de congelamento da água sob pressão normal (0 °C) e a temperatura de ebulição da água sob pressão normal (100 °C).
Fahrenheit. Atualmente, existem apenas 3 países que utilizam a escala Fahrenheit, criada em 1724, em seu sistema de medição: Estados Unidos, Myanmar e Libéria.
Na escala Fahrenheit, o ponto de gelo é 32 e o ponto de vapor é 212. Nessa escala, o intervalo entre os dois pontos fixos é dividido em 180 partes iguais, e cada divisão corresponde a 1 grau fahrenheit (1 °F). Na escala Kelvin, o ponto de gelo é 273 e o ponto de vapor é 373.