É muito comum quando uma pessoa quer insultar outra pela falta de inteligência, chamar de anta. Essa expressão popular tem origem em dois principais fatos: O período gestacional da anta é 13-14 meses, e se assemelha ao do burro.
As antas são os maiores mamíferos terrestres do continente. Seu papel na natureza é bem importante, ajudando no equilibrio da floresta dispersando sementes. Estes animais se comunicam por um tipo de assovio. No finalzinho deste video dá pra ouvir como é este som!
Distribuída pela maior parte do país e grande parte da América do Sul, a anta enfrenta a perda de habitat e tem se tornado rara nos biomas onde ainda é encontrada: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal.
Sobre seu comportamento, a anta é um animal solitário. Ela vive, no máximo, em grupos de três, sendo eles seus parentes. Para marcar um ambiente, o animal usa a urina e as glândulas que possuem na face. Elas também emitem alguns sons que são modelos de vocalização para se comunicar entre si.
Com uma área de uso de aproximadamente 500 hectares (cerca de 500 campos de futebol), a anta é uma ótima dispersora de sementes por todo o seu habitat, sendo este o principal papel ecológico desempenhado por este animal. As antas são grandes responsáveis pela formação e manutenção da biodiversidade.
As antas são eficientes dispersoras de sementes e têm papel fundamental na formação, funcionamento e manutenção de biodiversidade. São conhecidas como as jardineiras da floresta.
Pertence à ordem carnívora e à família felidae. Seu nome científico é Panthera onca. Ela possui uma função ecológica muito importante visto ser um predador que auxilia no equilíbrio das populações de outros animais (presas). Infelizmente, a onça-pintada é um dos animais que está na lista dos mais ameaçados de extinção.
A onça-pintada exerce importante função ecológica para a manutenção do equilíbrio dos ambientes onde ocorre, principalmente por regular o tamanho das populações de suas espécies presas como, por exemplo, queixadas, capivaras e jacarés. É um animal que exige extensas áreas preservadas para sobreviver e se reproduzir.
A onça-pintada é o maior felino do continente americano, podendo chegar a 135 kg. É um animal robusto, com grande força muscular, sendo a potência de sua mordida considerada a maior dentre os felinos de todo o mundo.
As onças são encontradas em diferentes ambientes, que vão desde florestas até ambientes abertos. Nos países em que são encontradas, as onças-pintadas ficam em ambientes de florestas e em ambientes abertos. No Brasil, podemos observá-las, por exemplo, na Amazônia, na Mata Atlântica, no Pantanal e no Cerrado.
A onça-pintada habita tanto florestas tropicais na América do Sul e América Central quanto áreas abertas secas e com inundações periódicas, como o Pantanal. Historicamente, ocorria nas florestas de carvalho dos Estados Unidos.
- A onça pintada é uma espécie carnívora e alimenta-se, principalmente, de capivaras, serpentes, coelhos, veados, antas e outros mamíferos de pequeno porte. ... - Esta espécie mamífera habita uma vasta região que vai do sul dos Estados Unidos até a Argentina.
As onças-pintadas são mamíferos, assim, apresentam o corpo coberto por pelos, sendo que estes se apresentam na cor amarelo-dourado com manchas pretas na cabeça, no pescoço e nas patas. Nas regiões das costas, flancos e ombros, essas manchas apresentam-se em forma de roseta com pontos dentro.
CURIOSIDADES SOBRE AS ONÇAS-PINTADAS
56 – 96 kgAdulto
12 – 15 anosna natureza
A extinção desta espécie leva ao aumento de outras, que antes eram suas presas, e provoca o desequilíbrio ambiental”, diz Rogério Cunha, coordenador substituto do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), ligado ao Ministério do Meio Ambiente.
Quase ameaçada (Decrescentes)
1,2 – 2 mAdulto, Nariz à base da cauda
56 – 96 kgAdulto
Merlin, o macho de onça-pintada cego que foi viver no Nex.
Peso: Entre 35 kg e 158 kg. As onças de áreas abertas, como o Pantanal, são maiores. As onças do Iguaçu pesam até 100 kg. Os machos são maiores que as fêmeas.