I) Veja quais são as 10 principais e mais comuns doenças crônicas no Brasil:
Em sua primeira parte, são apresentadas as informações epidemiológicas do Brasil referentes aos quatro principais grupos de DCNT (circulatórias, câncer, respiratórias crônicas e diabetes) e seus fatores de risco em comum modificáveis (tabagismo, álcool, inatividade física, alimentação não saudável e obesidade).
Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis
Doenças transmissíveis
Uma doença transmissível é aquela que se espalha de uma pessoa para outra através de uma variedade de maneiras que incluem: contato com sangue e fluidos corporais; respirando um vírus transportado pelo ar; ou ser mordido por um inseto. Também chamado de doença contagiosa.
As doenças parasitárias caracterizam-se por serem doenças causadas por um parasita ou protozoário. Um exemplo é a esquistossomose, uma infecção causada por um parasita da classe trematoda.
Doença parasitária ou parasitose é uma doença infecciosa causada por um parasito protozoário ou metazoário. Um exemplo desse tipo de enfermidade é a esquistossomose: infecção causada por verme parasita da classe Trematoda. Ocorre em diversas partes do mundo de forma não controlada (endêmica).
Doença parasitária, enfermidade parasitária, ou parasitose, é uma doença infecciosa causada por um parasito protozoário ou metazoário (cestódeo, trematódeo, nematódeo e artrópode). O estudo das doenças parasitárias é denominado Parasitologia.
As parasitárias são transmitidas por protozoários, helmintos e artrópodes que atuam como hospedeiros intermediários (BRASIL, 2001). Também podem ocorrer casos de alergias e irritações resultantes do contato dos trabalhadores com substâncias alergênicas, tóxicas e picadas de insetos ou mordeduras.
A doença parasitária decorre da presença do parasito em um dado hospedeiro em determinado ambiente, que se manifesta por sinais e sintomas clínicos, caracterizando-se, portanto, como uma especialidade clínica.
2); esquistossomose (B65); hanseníase (A30); hepatite A (B15); leishmaniose tegumentar (B55. 1 e B55. 2); leishmaniose visceral (B55. 0); leptospirose (A27); malária (B50 a B54); e tuberculose (A15 a A19).
Uma doença, também chamada de enfermidade ou moléstia, é uma alteração do organismo que afeta a saúde das pessoas. As doenças humanas pertencem a dois grupos principais: doenças infecciosas e doenças não infecciosas. A doença é uma alteração do organismo que afeta a saúde das pessoas.
As afecções originadas no período perinatal, são aquelas doenças que o feto pode adquirir durante a semana 28 de gestação até o sétimo dia de vida fora do útero do feto.
· beber somente água filtrada ou fervida; manter limpa a casa e terreno ao redor, evitando a presença de insetos e ratos; · conservar as mãos sempre limpas, as unhas aparadas, evitar colocar a mão na boca; não deixar as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída.
Como evitar
As doenças ocupacionais podem ser prevenidas com as seguintes ações: A cada hora de digitação, saia de sua cadeira e movimente-se. Se possível, faça exercícios de alongamento. Pausas durante a realização das tarefas permite um alívio dos músculos mais ativos.