A mastologia é a especialidade médica que previne, diagnostica e trata todas as enfermidades que atingem as glândulas mamárias. Esse atendimento pode ser feito tanto em mulheres como homens, apesar de elas serem as mais atingidas pelos distúrbios que acontecem nessa região do corpo.
É recomendável que as mulheres visitem um mastologista a partir do início da vida sexual. Se você realizou o autoexame e notou qualquer tipo de anormalidade nas suas mamas, consulte um mastologista imediatamente.
Se você foi ao mastologista porque sente dores nas mamas, pergunte sobre as possíveis causas e tratamentos. Apresenta alguns sinais incomuns na mama? Pergunta se os seus sintomas estão relacionados ao de um câncer de mama. Se você tem histórico familiar de câncer de mama, converse sobre o exame de mapeamento genético.
Se a oncologia é a especialidade que trata do câncer, a atividade fim da mastologia é tratar o objeto, em si, neste caso, o câncer de mama. Aliás, a principal doença tratada por esse profissional é justamente o câncer, doença que acomete milhões de mulheres mundo afora.
BI-RADS 3. Significa que há algum achado com grande probabilidade de ser benigno, ou seja, de não se tornar um tumor. Em geral, a probabilidade é maior que 98%.
Os riscos associados a biópsia como dor, sangramento, hematoma, infecção e risco anestésico é com certeza maior que 3%. O risco da biópsia no seu caso é maior que o benefício do procedimento para a sua saúde. Se você tiver um antecedente pessoal e familiar de câncer de mama, a lesão Birads 3 pode ser biópsiada.
PI-RADS 3: doença clinicamente significante é equívoca; PI-RADS 4: doença clinicamente significante provável; PI-RADS 5: doença clinicamente significante altamente provável.
Este sistema é chamado PI-RADS (Prostate Imaging Reporting and Data System). Este método serve com um bom guia para definir condutas posteriores (como mostra a tabela). De acordo com o PI-RADS pode-se predizer o risco de se encontrar um tumor de próstata e seu grau de agressividade.
TI-RADS. TI-RADS (thyroid imaging reporting and data system) é um sistema de notificação de nódulos tireoidianos na ultrassonografia, proposto pelo American College of Radiology (ACR).
Ressonância Magnética (RnM) Multiparamétrica PI-RADS 1: Risco muito baixo. PI-RADS 2: Risco baixo. PI-RADS 3: Intermediário. PI-RADS 4: Risco alto.
PI-RADS 2 – Baixa probabilidade de tumor clinicamente significante. PI-RADS 3 – Probabilidade intermediária de tumor clinicamente significante. PI-RADS 4 – Alta probabilidade de tumor clinicamente significante. PI-RADS 5 – Muito alta probabilidade de tumor clinicamente significante.
Por exemplo, se um tumor é classificado como Gleason 7 (4+3), significa que o tipo de célula maligna mais comum na amostra recebeu 4 pontos, enquanto o segundo tipo mais frequente recebeu 3. A somatória dos dois tipos mais frequentes em uma amostra é no mínimo 2 e no máximo 10.
se você estiver falando de uma ultrassonografia de próstata, provavelmente uma próstata heterogênea pois há componente de hiperplasia ou nodulos associados, com calcificações, que podem ser cicatrizes de processos inflamatórios prévios ou prostatite tratada.
A definição da ecotextura de uma lesão em homogênea ou heterogênea depende da diversidade dos tecidos que a compõem. Uma lesão pode ser heterogênea por apresentar áreas de necrose (carcinomas) ou por hialinização dos fibroadenomas (benignos)(28).
O peso normal da próstata de um adulto é 25 gramas. Entretanto, estudos já mostraram que com 60 anos de idade, cerca de 60% dos homens, possuem próstata maiores do que esse valor.
PSA menor que 2,5 – Baixo risco de câncer. PSA entre 2,5 e 10 – Risco intermediário de câncer. PSA maior que 10 – Alto risco de câncer. PSA maior que 20 – Muito alto risco de câncer e elevada chance de doença com metástases.
A partir dos 50 anos, a próstata naturalmente tende a aumentar e pressionar a bexiga e a uretra. É a chamada Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), ou simplesmente próstata aumentada. Ela pode passar dos 20 gramas para até 120 gramas, nos casos mais graves.
Uma próstata aumentada significa que essa glândula cresceu. O aumento da próstata acontece em quase todos os homens, conforme eles envelhecem. À medida que a glândula cresce, ela pressiona a uretra e causa problemas ao urinar e na bexiga também.
Uma próstata adulta saudável pesa cerca de 20 a 25 gramas e tem aproximadamente 4 cm de largura, 3 cm de altura e 2 cm de espessura.
De acordo com estudos internacionais publicados em revistas renomadas, o volume médio da próstata em adultos entre 50 e 80 anos aumentou de 24 gramas para 38 gramas.
Como entender o resultado do exame O valor de PSA pode variar com a idade, hábitos das pessoas e laboratório onde o exame foi feito. De uma forma geral os valores de referência para o PSA são: Até 65 anos: PSA total até 2,5 ng/mL; Acima de 65 anos: PSA total até 4 ng/mL.
Os indícios da prostatite aguda são: febre alta, mal-estar geral, calafrios, dores nas costas, nos músculos, nas articulações e no períneo (região que fica entre o ânus e o escroto). Já os sintomas urinários são dor ao urinar, necessidade frequente de fazer xixi durante o dia e a noite e urgência miccional.
Sinais e Sintomas do Câncer de Próstata
Quais problemas acometem a próstata: HPB é um deles
A prostatite é uma inflamação da próstata que provoca um crescimento anormal da glândula, causando dor, desconforto e impedindo a passagem da urina. A maioria dos casos de prostatite tem relação com infecções bacterianas; porém, também podem ser causados por vírus, fungos e outros agentes.