O etanol pode ser obtido por meio da beterraba, do milho, da batata, da cevada, do arroz e, principalmente, da cana-de-açúcar....Quando obtido por meio da cana-de-açúcar, segue as seguintes etapas de produção:
Destilação: Estando o etanol misturado ao vinho fermentado, o próximo passo é separá-lo da mistura. Nesse processo, o líquido é colocado em colunas de destilação, nas quais ele é aquecido até se evaporar. Na evaporação, seguida da condensação (transformação em líquido), é separado o vinho do etanol.
O álcool etílico ou etanol pode ser obtido a partir de vegetais ricos em açúcar, como a cana-de-açúcar, a beterraba e as frutas do amido, extrato da mandioca, do arroz e do milho, e da celulose extraída da matéria principalmente dos eucaliptos. A maior parte do álcool produzido é obtida através da cana-de-açúcar.
O principal método de produção do álcool é por meio da fermentação do melaço da cana-de-açúcar. ... Esse mosto fermentado obtido contém cerca de 12% de etanol em volume. Ele passa, então, por um processo de destilação fracionada para obtenção de uma solução com cerca de 96% de etanol e 4% de água em volume.
O Etanol pode ser produzido a partir de vegetais e cereais como por exemplo a cana-de-açúcar, beterraba, milho, trigo e a mandioca, sendo por isso considerado um combustível renovável. No Brasil se baseia na cana-de-açúcar, que leva vantagem por ser mais produtivo.
Tem mais depois da publicidade ;) A produção de etanol é feita a partir da cana-de-açúcar e obedece aos seguintes procedimentos: 1. Moagem da cana: A cana passa por um processador, nessa etapa obtém-se o caldo de cana, também conhecido como garapa que contém um alto teor de sacarose, cuja fórmula é: C12H22O11.
Entre os grupos, a Raízen Energia foi o que mais produziu no período, com 2,53 bilhões de litros. Enquanto isso, a usina com a maior produção foi a Lucas do Rio Verde, da FS Bioenergia, com 520,30 milhões de litros. A unidade ainda se destaca por operar apenas com o processamento de milho.
Em 1925, surgiu a primeira experiência brasileira com etanol combus- tível. Em 1933, o governo de Getúlio Vargas criou o Instituto do Açúcar e do Álcool – IAA e, pela Lei nº 737, tornou obri- gatória a mistura de etanol na gasolina. 1Doutor em Física.
As primeiras experiências com álcool combustível ocorreu no início da década de 1920, tornando o mercado da cana mais estável, pois neste período o mercado do açúcar obtido através da cana perdia espaço no mercado externo.
A história do etanol no Brasil remonta ao início do século XX, mais especificamente à década de 1920, quando as primeiras experiências de desenvolvimento de álcool combustível foram realizadas.
A motivação do governo para lançar o Proálcool foi o peso da conta petróleo na balança de pagamentos do país, que importava na época mais de 80% do petróleo que consumia, além da questão de segurança energética. Contribuiu também o fato de que a indústria canavieira estava com capacidade instalada ociosa.
A resposta tem um nome: Urbano Ernesto Stumpf, um engenheiro que desenvolveu para o governo, a tecnologia que permitiu aos automóveis rodar com o álcool hidratado, que hoje conhecemos como etanol.
Resposta: Explicação: Pois o álcool deriva-se do petróleo. O petróleo é muito encontrado no Brasil, sendo assim, é um meio mais barato para a produção de combustível.
O etanol é muito importante para o Brasil pois , primeiramente , o Brasil é um grande produtor de cana de açúcar , o que é tido como uma matéria prima na produção de etanol . Esse fato faz com que , o Brasil tenha um enorme potencial na produção de cana de açúcar e assim , crescer economicamente com este fato .
O bagaço gerado na usina de cana-de-açúcar é consumido para produção de energia. ... A produção mundial de álcool aproxima-se dos 40 bilhões de litros, dos quais presume-se que até 25 bilhões de litros sejam utilizados para fins energéticos. O Brasil responde por 15 bilhões de litros deste total.
Resposta. Resposta:Apesar de ser a melhor matéria-prima do etanol, a cana-de-açúcar produz muito menos etanol que o milho por peso. Uma tonelada da planta produz entre 85 e 90 litros de álcool, enquanto a tonelada do milho rende mais de 400 litros.
A vantagem da cana é que a produtividade ainda é maior. Um hectare consegue render até 90 toneladas de cana, suficientes para produzir até 8 mil litros de etanol. Já o milho rende no máximo 20 toneladas por hectare, que podem se transformar em 3.
Segundo dados IEA (Agência Internacional de Energia), a utilização de etanol produzido através da cana-de-açúcar reduz em média 89% a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa – como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (NO2) – se comparado com a gasolina.
12,5 kg
Ou seja, para cada 3 litros de cachaça de cabeça e cauda você produz 1 litro de álcool combustível.
Enquanto a cana-de-açúcar no Brasil produz 6,5 mil litros de etanol por hectare plantado, a produtividade do etanol de milho nos EUA é de 4,2 mil litros de etanol por hectare plantado e a do etanol de beterraba na Europa, 5,5 mil litros de etanol por hectare plantado.
cana-de-açúcar
Atualmente, as principais matérias-primas utilizadas na produção de etanol no mundo são a cana-de-açúcar, o milho, a aveia, o arroz, a cevada, o trigo e o sorgo. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de etanol proveniente da cana-de-açúcar.
Maior região produtora de cana do País, o Centro-Sul observou um novo recorde na produção de etanol, aumento de 4,8% sobre os 30,2 bilhões de litros produzidos na safra passada.
Se você também pensa que álcool (ou etanol) só é extraído de cana-de-açúcar, saiba que isso não é verdade. O álcool / etanol também pode ser extraído de milho, beterraba, mandioca, batata-doce, entre outras – é verdade que aqui no Brasil predomina a cana-de-açúcar na produção desse combustível, mas não é só dela.
O etanol (ou álcool etílico) é produzido em usinas a partir de matérias-primas como cana-de-açúcar, milho ou beterraba. Ele é um biocombustível, ou seja, um combustível renovável, que não precisa de materiais de origem fóssil, como o petróleo.