O sistema linfático é composto por vasos capilares distribuídos por todo o corpo. Eles são semelhantes às veias e chamados de vasos linfáticos. Os vasos linfáticos se localizam entre as células e têm a função de drenar o excesso de líquido que extravasa dos vasos sanguíneos, banhando as células.
O sistema linfático é um complexo conjunto de órgãos linfoides, tecidos, vasos e ductos, que se distribuem por todo o corpo, cujas principais funções são produzir e amadurecer as células de defesa do organismo, além de drenar e filtrar o excesso de líquido do corpo, encaminhando-o para a corrente sanguínea.
A linfa é constituida por, basicamente, plasma e glóbulos vermelhos. A função dela é drenar o excesso de líquido instersticial, "devolvendo" ele ao sangue, de forma que mantenha o equilíbrio dos fluidos no corpo.
Sua principal função é defender o corpo de germes, eles desempenham uma função semelhante de remover os resíduos e eliminá-los do nosso corpo, absorvendo e circulando as gorduras que vêm do intestino através da digestão. O corpo humano produz cerca de 3 litros de linfa por dia, que é gradualmente incorporado ao sangue.