Berg (2012) defende que existem três tipos de conflitos: pessoais, interpessoais e organizacionais, conforme veremos a seguir.
O conflito permite: Descobrir o que há a fazer. Descobrir onde estou e expressá-lo ao outro. Encontrar uma solução nova que possa satisfazer as necessidades das duas partes.
Chamamos de gestão de conflitos o conjunto de métodos e processos práticos que visam administrar situações conflituosas. A gestão de conflitos é uma forma de mediar os impasses entre pessoas ou times, diminuindo seu impacto negativo e tornando a situação de conflito algo produtivo.
Para que você conheça um pouco sobre as principais causas de conflito, vou detalhá-los abaixo:
Quais são os passos para a boa administração de conflitos?
Podemos definir o conflito como um processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente, alguma coisa que a primeira considera importante (Robbins 2005); ou ainda como a divergência entre duas ou mais partes, ou entre duas ou mais posições, sobre como melhor .../span>
Assim, resumidamente, as principais causas de conflitos no ambiente corporativo são:
O conflito não só é algo inerente e inevitável nas relações humanas, como é um sinal de vitalidade da organização. ... Dar ao conflito essa dimensão positiva significa considerar a importância e o reconhecimento das diferenças, da diversidade de pensamentos e ideias, da criatividade e da singularidade./span>
Aperfeiçoamento e melhoria do trabalho em equipe Uma gestão de conflitos eficiente pode contribuir para o trabalho de equipe, eliminando disputas e até mesmo problemas pessoais entre os colaboradores./span>
2.
O mediador é um especialista em determinadas técnicas de negociação e comunicação. Atua como um terceiro imparcial e costuma ser indicado pelas partes envolvidas no acordo. A função desse profissional não é a de propor soluções, mas de intermediar e facilitar o diálogo entre as partes que estão em desacordo./span>
Para atuar como mediador judicial é preciso ser graduado há pelo menos dois anos, em qualquer área de formação, conforme dispõe o art. 11 da Lei n. 13.
O mediador pode atuar em câmaras privadas ou de modo individual, os tribunais mantém uma lista com cadastro atualizado dos mediadores judiciais habilitados à realização da mediação judicial.
O mediador deve se apresentar à equipe ou grupo que irá mediar, falar pausadamente e com voz branda, ser cordial, prestativo, atencioso, ter bom senso com aqueles que precisam de atenção especial por condições especiais, usar de métodos de processo legislativo para proporcionar segurança ao grupo quanto à organização e ...
Os mediadores de leitura são aquelas pessoas que estendem pontes entre os livros e os leitores, ou seja, que criam as condições para fazer com que seja possível que um livro e um leitor se encontrem.
A mediação é uma forma de solução de conflitos que conta com a atuação de um terceiro, independente e imparcial, chamado de mediador, o qual ajuda particulares em conflito a chegar a um acordo que seja satisfatório para ambas as partes.
Além de aumentar o conhecimento, o hábito da leitura aprimora o vocabulário e ajuda na construção textual. ... Um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita.