Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.
Conjunções Adversativas Exprimem oposição, contraste, compensação de pensamentos: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia. Exemplo: Não fomos campeões, todavia exibimos o melhor futebol.
A conjunção é a palavra que une orações ou termos de uma oração que possuem mesma função. Essa relação estabelecida entre as orações pode ser independente (orações coordenadas) ou dependente (orações subordinadas).
A conjunção "se" exprime ideia de condição. Essa conjunção é subordinativa. Entre as orações há uma relação de dependência, ou seja, uma completa o sentido da outra. ... Na frase "Se eu resolver este problema, acabo com o suspense", a conjunção destacada é subordinativa adverbial condicional, pois expressa condição.
As conjunções subordinativas são palavras invariáveis, cuja função é unir orações, pois uma delas exerce o papel principal, e a outra, o papel de subordinada, ou seja, dependente da primeira para a construção completa de seu sentido.
Nas orações coordenadas, por exemplo, não há relação sintática entre elas e, por isso, são orações independentes. Já as orações subordinadas recebem esse nome pois uma está subordinada à outra. Desse modo, elas dependem umas das outras para ter sentido completo e, portanto, possuem uma relação sintática.
As orações subordinadas adverbiais finais demonstram propósito, a finalidade do que fala na oração principal. A conjugação de mais primordial é a fim de que e as outras conjunções são: que, porque (igual a para isso) e da locução conjuntiva para que.
A finalidade é o objetivo, o propósito que se deseja alcançar a partir de determinada ação, atitude, comportamento, etc. ... As conjunções de finalidade são aquelas que indicam a intenção, o objetivo da oração principal, e unem as sentenças com este propósito.
Lista de conjunções conclusivas
Conjunção é a palavra invariável que pode ligar duas orações ou duas palavras de mesma função sintática dentro da oração. No texto, as conjunções são capazes de definir melhor nossas ideias e, consequentemente, deixar o texto mais preciso e objetivo.
No segundo enunciado, as orações coordenadas foram unidas pela conjunção “mas”. Tal conjunção nesse contexto estabelece relação de oposição. ... Por isso, trata-se de uma conjunção subordinativa.
a) Aditivas (ideia de soma): e, nem, mas, também, não só, etc. b) Adversativas (ideia de oposição): mas, porém, entretanto, no entanto, contudo, todavia, não obstante. c) Conclusivas (ideia de conclusão): pois, logo, portanto, por isso, por conseguinte, assim, então, etc.