O principal objetivo dos programas de biosseguridade na produção animal é evitar a possibilidade da entrada e disseminação de doenças infecciosas, provenientes de bactérias ou outros agentes patológicos, e que se proliferem em uma fazenda ou granja.
Biosseguridade em granjas: componentes operacionais
A biosseguridade em granjas de suínos consiste em medidas para evitar a entrada e propagação de doenças no rebanho. As principais medidas são o isolamento da granja, em distância segura, de possíveis focos de vetores, além de cercamento da propriedade.
A higiene é um das fases mais importantes do programa de biosseguridade presente em nas produções. Consequentemente se não for realizada de forma adequada, esta passa a ser uma fonte crítica de patógenos associados à ocorrência de doenças e microrganismos que afetam a saúde do plantel.
Fazer a limpeza úmida com lava jato de alta pressão (1000 a 2000 libras). Aplicar o desinfetante no dia seguinte ao da lavagem, com a instalação totalmente seca, usando cerca de 400ml da solução/m2 de superfície. Observar com cuidado a correta diluição do desinfetante, seguindo sempre a recomendação do fabricante.
A sanidade animal envolve um trabalho de prevenção, planejamento e cuidados com a qualidade de vida dos rebanhos, para que produção seja maior e melhor. ... Animais saudáveis garantem a qualidade da cadeia do setor pecuário no contexto nacional e internacional e ainda protegem a saúde pública e o meio ambiente.
Um abrigo de animais tem três tarefas principais: 1. ser um refúgio seguro para os animais que dele precisam; 2. funcionar como local de passagem, buscando a recolocação desses animais para lares definitivos; 3. ser um núcleo de referência em programas de cuidados, controle e bem-estar animal.
Mas que etapas básicas são estas?
Comece sempre pelo banho. A lógica é a mesma de quando você vai ao salão de beleza. Antes de cortar os cabelos, você passa pelo lavatório, certo? A limpeza mantém os pelos do seu pet hidratados para a tosa, ajuda a desembaraçá-los e remover pelos mortos, parasitas e impurezas.
O banhista e tosador é responsável por cuidar da beleza e bem-estar do pet. É ele quem dá banho, corta e apara os pelos do animal, limpa os ouvidos, corta as unhas, entre outros processos ligados a higienização.
A tosa facilita a transpiração do animal e favorece o bem estar do pet, por isso é mais frequente nas épocas de calor. Ela pode ser realizada de duas maneiras: na máquina e na tesoura. A maneira que o cão será tosado depende da finalidade da tosa, tipo de pelo, raça, entre outros fatores.
A água deve estar em uma temperatura confortável para o animal, igual fazemos em banho de bebê. Use a mão para sentir a temperatura, não deve estar quente pois pode causar queimaduras na pele do animal, nem gelada, para evitar um quadro hipotérmico no pet. A água morna é a recomendada.
Mas com essa continha básica você consegue perceber que a média de um banho para conseguir pagar os custos e ter lucro seria de R$ 35,00 para um serviço de 40 a 60 minutos.
Além disso tempo entre tosas pode variar de acordo com a raça e do tempo em que o pelo leva para crescer até que necessite ser cortado ou aparado. No entanto, em média, o tempo entre tosas, é de uma vez a cada dois meses.
Realizada com um secador de uso profissional na área pet, ajudando na escovação do banho. Como você pode ver, o banho para deixar o cãozinho cheiroso não é só separar o shampoo e o condicionador.
O banho para deixar o cãozinho cheiroso não é só separar o shampoo e o condicionador. Os cuidados vão além desses produtos, é importante que todas as etapas do banho sejam cumpridas rigorosamente.
Detergente neutro pode, mas… Como falado, se o produto usado estiver na mesma neutralidade do pH da pele dos animais, não há riscos dele ser prejudicial aos peludinhos, tanto que os shampoos próprios para os pets possuem o pH neutro.
Em um recipiente misture a farinha de aveia com meio litro de shampoo base de bicarbonato (agite antes o frasco ou garrafa onde guardou o shampoo). Bata e misture a farinha de aveia com o shampoo base. E o shampoo de aveia está pronto para usar no banho do cachorro.
Uma receita muito simples. Dissolva cinco colheres de sopa de um suave xampu para bebês em meia xícara de vinagre de maçã e uma xícara de água. Quando os três elementos estiverem bem integrados, poderá ser aplicado no animal de estimação.
Para fazer um sabão caseiro para você precisará de: