Anidro é um termo geral utilizado para designar uma substância de qualquer natureza que não contém, ou quase não contém, água na sua composição. O termo ganha diferentes significados conforme trate-se de uma solução, de uma suspensão, de um cristal ou de um gás.
Conforme já dito, o anidrido acético é muito importante, pois ele é usado na obtenção do ácido acetilsalicílico (AAS), conhecido comumente como aspirina e usado como antitérmico. Exemplos de nomenclatura de alguns anidridos.
Resposta. Desidratação intermolecular --> Formam anidridos. Desidratação intramolecular --> Formam anidridos cíclicos.
Eliminação de água ou desidratação Os álcoois, por exemplo, podem sofrer desidratação e esse processo pode ocorrer de duas formas: intramolecular, quando a reação se dá na própria molécula de álcool; ou intermolecular, quando a reação acontece entre duas moléculas de álcool.
Reações de eliminação são o processo em que ocorre a quebra de uma molécula, desvinculando uma das partes do composto. Para que a reação aconteça, é necessária a presença de um catalisador específico para cada tipo de reação e molécula.
Desidrogenação é uma reação química que envolve a eliminação de hidrogênio (H2). É o processo reverso da hidrogenação.
As reações de halogenação são um tipo de reação orgânica de substituição, isto é, aquelas em que um átomo ou grupos de átomos são substituídos por átomos ou grupos de átomos de outra molécula orgânica. Geralmente, esse tipo de reação se processa com alcanos e hidrocarbonetos aromáticos (benzeno e seus derivados).
A entrada de um cloro em um composto orgânica representa uma reação de monocloração. A monocloração desse composto ocorre no final do processo.
Reações de substituição são processos químicos em que alcanos, aromáticos ou haletos trocam um de seus átomos por um átomo ou grupo de átomos de outro reagente. ... O princípio básico da reação de substituição é a troca mútua de um componente entre os reagentes.
As principais reações de substituição são halogenação, nitração, sulfonação, alquilação e acilação.
As reações de substituição em alcanos podem acontecer por halogenação, nitração e sulfonação. Elas são influenciadas pelo tipo de carbono ao qual o hidrogênio está ligado.
Essas reações podem ser agrupadas em quatro tipos principais:
As reações orgânicas são muito importantes na indústria química, tendo um papel fundamental para o desenvolvimento da sociedade moderna. ... Portanto, as reações orgânicas são de grande importância para processos industriais, laboratoriais, para o desenvolvimento técnico-cientifico e para o bem-estar da sociedade no geral.
Já as reações orgânicas são moleculares, o que significa que é necessário que haja a quebra de ligações das moléculas iniciais e a formação de novas ligações, que irão se encontrar nas moléculas finais. Por isso, elas são mais lentas e difíceis.