Em geral, evitam-se respostas abstratas: é o conhecimento do passado humano, dos homens do passado, dos fatos e feitos humanos do passado. Isso exclui os fatos naturais. É um conhecimento que pretende obter a verdade do seu objeto através da investigação, da interrogação e do controle das fontes.
Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo. ... A história está presente no cotidiano e serve de alerta à condição humana de agente transformador do mundo.
da pluralidade e da particularidade uma energia impulsionadora nas interpretações do passado, que o conhecimento histórico escolar, baseado na universalidade do desenvolvimento da humanidade, na identidade coerente e na efetividade de determinadas idéias de sentido, como a idéia de progresso, por exemplo, não dispunha.
Resposta: Para produzir conhecimento histórico é preciso saber analisar as fontes, entender nas entrelinhas aspectos que podem estar subentendido ou que não podem ser vistos através de uma simples abordagem. As fontes são escolhidas de acordo a pesquisa.
Mesmo parecendo que tempo histórico e tempo cronológico sejam cercados por várias diferenças, o historiador utiliza a cronologia do tempo para organizar as narrativas que constrói.
O estudo da História é importante por nos possibilitar o conhecimento do passado dos diferentes grupos sociais e o melhor entendimento da evolução do ser humano ao longo dos tempos e no presente. O interesse por fatos históricos é muito antigo.
No campo da História, a teoria permite que o pesquisador exponha, embora de provisoriamente, determinadas ações da so- ciedade com base num prisma (LE GOOF, 2008).
Resposta. Resposta: 1) O tempo empregado pelos historiadores é o chamado “tempo histórico”, que possui uma importante diferença do tempo cronológico.
O trabalho do historiador consiste em escrever o passado a partir de fontes, vestígios e de uma orientação teórico-metodológica. ... Assim, a proposta dessa sequência de aulas consiste em apresentar aos alunos a análise de fontes históricas, fazendo com que eles compreendam o trabalho do historiador.
Essas fontes podem ser escritas ou não escritas. Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.
Os historiadores utilizam uma gama de materiais para embasar suas pesquisas. Manuscritos, artefatos, mapas, ossadas, pinturas, livros, desenhos, diários, roupas, objetos domésticos, documentos oficiais e relatos orais são alguns exemplos dos recursos de que historiadores lançam mão.
Os historiadores utilizam fontes históricas que podem ser: fontes escritas (documentos oficias, cartas, e outros) ou orais (depoimentos), fontes arquelógicas (vestígios materiais), fontes epigráficas (vestígios grafados).
As fontes históricas podem ser classificadas como: Fontes primárias; Fontes secundárias; Fontes terciárias.
A classificação das fontes históricas se dá por meio da investigação do historiador. ... As fontes históricas assim se tornam quando o historiador torna o item, ou a manifestação cultural, como objeto de pesquisa. A modo de passar por uma série de metodologias que chegara a uma resposta sobre a fonte histórica.
Fonte histórica é tudo aquilo que é usado para reconstruir fatos do passado, podendo ser fontes visuais (pinturas, gravuras, filmes), materiais (vestígios de civilizações passadas, como martelos, facas artesanais e esculturas), escritas (através de mapas e documentos utilizados no passado), e fonte oral, na qual o ...
As fontes históricas podem ser dos mais diversos tipos. Temos, por exemplo, as fontes escritas, que podem ser documentos, atas, textos, livros e etc. As fontes orais, geralmente como discursos e entrevistas. Fontes imagéticas, manifestadas através de fotografias, desenhos ou outro tipo de material artístico ou não.
Fonte histórica é tudo aquilo que é usado para reconstruir fatos do passado, podendo ser fontes visuais (pinturas, gravuras, filmes), materiais (vestígios de civilizações passadas, como martelos, facas artesanais e esculturas), escritas (através de mapas e documentos utilizados no passado), e fonte oral, na qual o ...
Fontes históricas são os documentos que o historiador utiliza para recontar fatos passados, reconstruir a história. Essas fontes podem ser visuais, materiais, escritas e orais. As fontes visuais São aquelas cujas informações estão nas pinturas, fotos, quadros, gravuras ou filmes.
Fontes materiais podem ser documentos como relatórios e cartas, ou achados arqueológicos. Fontes imateriais podem ser hábitos culturais, modos de fazer (técnicas culinárias por exemplo). Os historiadores, sociólogos e antropólogos utilizam-se de vários elementos para melhor compreender seus objetos de estudo.