b) Receitas derivadas: são as que provêm do constrangimento sobre o patrimônio particular. São os tributos (com exceção dos empréstimos compulsórios, pois estes constituem entradas provisórias) e as penalidades (pecuniárias - multa - ou não - perdimento e apreensão de bens etc.).
Receitas públicas são os recursos previstos em legislação e arrecadados pelo poder público com a finalidade de realizar gastos que atenda as necessidades ou demandas da sociedade.
A receita pública é a entrada de dinheiro nos cofres públicos de forma definitiva, incondicional e que acresça um elemento positivo no patrimônio do Estado.
Despesas relacionadas com aquisição de máquinas equipamentos, realização de obras, aquisição de participações acionárias de empresas, aquisição de imóveis, concessão de empréstimos para investimento.
São exemplos: investimentos; inversões financeiras; amortização da Dívida Interna e Externa; outras despesas de capital – exceto as despesas de capital destinadas a auxílios e contribuições de capital, bem como os investimentos em bens de uso comum do povo; e despesa corrente para formação de estoque de material de ...
Investimentos e Inversões financeiras são despesas de capital. ... A despesa é classificada como despesa corrente e de custeio.