Sinais e sintomas A osteomalacia causa dores nos ossos (osteopenia), principalmente na coluna vertebral e ossos da pernas e pélvis, fraqueza muscular e, se o teor de cálcio no sangue for muito baixo, tetania (espasmos musculares) nas mãos, pés e garganta.
O raquitismo hipofosfatémico autossómico recessivo (ARHR) é um distúrbio renal hereditário de perda de fosfato caracterizado por hipofosfatemia, raquitismo e/ou osteomalácia e crescimento lento.
O alfacalcidol e calcitriol são usados em pacientes com IRC estágio 3-5D para corrigir as alterações no metabolismo ósseo e reduzir o risco de hiperparatireoidismo secundário ou a sua progressão.
Muitos hormônios são críticos para o turnover ósseo; sobretudo o hormônio do crescimento (GH), envolvido na regulação óssea. O excesso de lipídeos pode inibir a secreção de GH, pelo aumento nos níveis de ácidos graxos plasmáticos livres(10-11).
Tiroxina (T4) O T4 é responsável por regular o metabolismo, batimentos cardíacos e peso corporal. Portanto, é indispensável para diversos processos em nosso organismo. Esse hormônio é produzido pela glândula da tireoide.
Os hormônios são substâncias químicas mensageiras produzidas pelas glândulas. Cada hormônio produzido pelo corpo humano tem funções específicas, seja de regular o crescimento, a vida sexual, o desenvolvimento e o equilíbrio interno. Por isso, eles são tão importantes para as atividades biológicas do corpo.
A importância do cálcio para o organismo é indiscutível, uma vez que ele atua na formação de ossos e dentes, regula a coagulação e participa de funções neuromusculares. O cálcio é um nutriente importante para o funcionamento do corpo, além de ser o mineral em maior quantidade no organismo.
A importância do cálcio no organismo vai além da formação de ossos e dentes, por ser um mineral relacionado com diversas funções biológicas. O cálcio desempenha importantes funções no nosso organismo e está relacionado, principalmente, com o desenvolvimento dos ossos e dentes.