1. Vaso, geralmente grande, com duas asas, de base e gargalo estreitos.
A ânfora (ou amphora, em grego) era um recipiente feito em barro, longilíneo, com bojo e com duas asas, com um fundo em forma de cone ou pontiagudo. ... As ânforas, com formas harmoniosas, podiam ser simples ou mais ou menos ornamentadas, chegando algumas a ser verdadeiras obras de arte.
Era usada pelos gregos e romanos para conter sobretudo líquidos, especialmente o vinho. Servia também para conter azeite, frutos secos, mel, derivados do vinho, cereais ou mesmo água.
1) Serviam para transporte, geralmente de azeite e vinho. 2) Na parte mais alta da cidade encontra-se a Ágora, que era a praça pública, local de intensa atividade.
As universidades da Idade Média permitiam dentro de suas dependências o livre pensamento e ideologias, nesta época existia faculdade de artes, medicina, direito e teologia, todas as aulas eram ministradas em latim assim como grande parte das obras escritas.
Eram produzidas no mediterrâneo oriental, mundo grego, Península Itálica, província Gálica, Tarraconense, e, Cádiz e norte da África. Também foram produzidas ânforas em território Lusitano, em épocas mais tardias e geralmente relacionadas com o envase de produtos marinhos ou derivados deste.
Na maior parte das vezes, as pinturas dos vasos buscavam representar pessoas em suas atividades diárias e, principalmente, cenas da mitologia grega. Para dar início ao processo, o artista pintava, em negro, a silhueta das figuras.
Desenhe uma imagem inspirada na arte rupestre. Utilize a canetinha preta para fazer o seu desenho. Procure uma superfície que tenha uma textura áspera, como chão, parede ou caule de árvore. Passe o giz de cera no papel – que desenhou – apoiado sobre a superfície escolhida, retirando a textura.
Arte rupestre é o nome dado às primeiras produções artísticas realizadas pelos seres humanos durante a Pré-história. Essa produção artística surgiu ainda durante o período Paleolítico, em torno de 30 mil anos atrás, e continuou a ser praticada durante o período subsequente, o Neolítico.
As pinturas rupestres são manifestações artísticas feitas por homens da Pré-História por meio de ilustrações que são encontradas no interior de cavernas. A arte é representada por desenhos, símbolos, sinais feitas em grandes rochas e contribuem para o entendimento do desenvolvimento da cultura na sociedade.