Náuseas, vômitos, sangramento intermenstrual (com maior probabilidade durante os três primeiros ciclos de uso), cólica menstrual (dismenorreia), tensão mamária, cefaleia (dor de cabeça), enxaqueca, nervosismo, depressão, alterações da libido, edemas (inchaços) e moléstias varicosas.
A minipílula tem sucesso como método contraceptivo porque ela exerce pelo menos mais dois efeitos sobre o sistema reprodutor feminino.
Caso ocorra sangramento intermenstrual transitório, você deve continuar a medicação, uma vez que tal sangramento geralmente não tem importância médica. Se a hemorragia for repetida, persistente ou prolongada, o médico deve ser informado.
Após o término dos 21 comprimidos de Level®, faz-se um intervalo de 7 dias sem uso da medicação, quando então deverá ocorrer o fluxo menstrual. Durante o primeiro ciclo, a segurança contraceptiva só é alcançada com Level® após o uso dos comprimidos por 7 dias consecutivos.
O risco de falha do anticoncepcional é de 3 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano ( risco de 0,3%), desde que você faça o uso todos os dias, sempre no mesmo horário e sem esquecimentos. O esquecimento ou variação no horário aumenta o risco de gravidez para 90 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano ( risco de 9%).
Primeiro ciclo O uso de Level® deve iniciar-se no 1º dia do ciclo menstrual, isto é, no 1º dia da menstruação (primeiro dia de sangramento). Assim, diariamente, durante 21 dias consecutivos, deve-se tomar 1 comprimido de Level® sempre na mesma hora do dia.
Você deve tomar Level® todos os dias, sempre na mesma hora do dia (a cada 24 horas), preferencialmente após o jantar ou antes de deitar. É importante você estabelecer uma rotina na tomada da pílula diminuindo, assim, a possibilidade de esquecimento.
Cada cartela do anticoncepcional Level tem 21 comprimidos, que devem ser tomados todos os dias, um por dia, sempre à mesma hora. Após os 21 dias, deve-se fazer uma pausa de 7 dias e, durante esse tempo, irá surgir a menstruação.
O anticoncepcional mensal pode ser administrado do primeiro ao quinto dia do início da menstruação. Alguns exemplos são: Perlutan, Mesigyna, Noregyna, Preg-less, Cycloprovera e Cyclofemina. A administração é a cada 30 dias. Já os de três meses costumam ser aplicados do primeiro ao oitavo dia de menstruação.
Se você iniciou a injeção sem relação com a menstruação, você deverá aguardar 7 a 10 dias para ter relações sexuais. Desta forma, você está protegida contra a gravidez. Não existe método 100% eficaz. O risco de falha da injeção é de 3 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano ( risco de 0,3%).
Não há risco de engravidar. Essa injeção é bastante vantajosa e funcional para as pessoas que costumam esquecer de tomar a pílula todos os dias. Então, se você está em dia com a injeção, não é necessário tomar a pílula do dia seguinte.
O depoprovera é uma solução liquida de acetato de medroxiprogesterona e pode sim trazer mais riscos de retenção líquida e consequentemente aumento de peso , isso porque a dose hormonal é muito maior e de uma vez só .
Hoje, no Brasil, dispomos das seguintes injeções anticoncepcionais: Mensais: Mesigyna, Noregyna, Perlutan, Cyclofemina; Trimestrais: Depoprovera. A injeção anticoncepcional pode ser um combinado de estrogênio e progesterona (todas as mensais) ou ser só de progesterona (trimestral – depoprovera).
Depo-Provera é um contraceptivo injetável de ação prolongada, que tem efeito durante, pelo menos, 3 meses. Este medicamento é indicado para mulheres que desejam evitar a gravidez, sem ter que usar medicamentos diariamente, como ocorre nas pílulas anticoncepcionais.