A associação de geradores visa à obtenção de uma diferença de potencial que não é fornecida por apenas um gerador. Pode ser feita de duas formas: em série e em paralelo. O gerador é um dispositivo eletrônico utilizado para converter qualquer forma de energia, como energia mecânica, ou química, em energia elétrica.
Na associação de geradores em série, todos os geradores são ligados no mesmo ramo (fio). Nesse tipo de associação, todos os geradores são atravessados pela mesma corrente elétrica. Quando conectados em série, a força eletromotriz da associação de geradores é dada pela soma das forças eletromotrizes individuais.
Uma vantagem de se associarem geradores em paralelo está na diminuição da energia dissipada nas resistências internas. Nesta associação, a corrente elétrica que cada gerador deve fornecer é menor, com isso diminuem as perdas e aumenta-se o rendimento da composição.
Então, pode-se associar os geradores em série e em paralelo. A associação de geradores em série e muito comum em aparelhos eletrônicos atuais, especialmente nos "controles remotos". ... Nesse tipo de associação, a corrente elétrica que passa em todos os geradores é a mesma.
No circuito proposto a fonte com força eletromotriz de 6V é um gerador quando o valor de R é menor do que 6Ω e é um receptor quando R é maior do que 6Ω. E se R é igual a 6Ω a fonte com fem de 6V está “morta”, isto é, não existe corrente através dela.
Lei de Pouillet é uma expressão usada para determinar a intensidade da corrente elétrica que percorre uma malha simples. Malhas simples são circuitos elétricos fechados, sem ramificações.
A divisão da potência útil pela potência total, nos dá o rendimento ( ) do gerador. Isto significa que 75 % da energia produzida pelo gerador é fornecida ao circuito externo.
Se for usar em 12V recomendo 220 OHMS, as cores são VERMELHO, VERMELHO, MARROM. Se for usar com leds de alto brilho recomendo também usar resistores de 1/4W ou 1/2W de potência de dissipação.
20 Resistor 330 Ohms 1/4 W 1% Azul Led 5v Para Arduino Rasp.
A função de todo resistor é limitar a corrente no circuito. Sem o resistor nesse circuito o LED iria queimar. A corrente IDEAL que deve passar no LED é de 20mA. Mas no caso, se você usasse um resistor de 500 ohms o LED iria acender normalmente, só que com menos luminosidade, então seria menos corrente no circuito.
O resistor R1, que é de fio de 5 watts com 10 k ohms para a rede de 110 V e 22 k ohms para a rede de 220 V, reduz a tensão e a corrente aos níveis que o LED precisa. O diodo D1 retifica a corrente, pois os LEDs só trabalham com correntes contínuas e D2 protege os LEDs contra os pulsos inversos ou problemas com D1.