O desenvolvimento psicomotor é um processo contínuo durante o qual se dá a evolução da inteligência, da comunicação, da afectividade, da sociabilidade e da aprendizagem de forma global e simultânea. Decorre por etapas e depende da maturação do sistema nervoso central.
Psicomotricidade na educação infantil: Trabalhando o desenvolvimento da criança. ... A psicomotricidade se refere a habilidades essenciais para o desenvolvimento de seres humanos, relacionando a formação da consciência emocional do indivíduo, sua cognição e seus movimentos corporais.
A Psicomotricidade auxilia de modo significativo a formação e estruturação do esquema corporal e tem como prioridade estimular a prática do movimento em todos os processos da vida de uma criança.
A Psicomotricidade existe nos menores gestos e em todas as atividades que desenvolve a motricidade da criança, visando ao conhecimento e ao domínio do seu próprio corpo. Através da fala, a criança integra os fatos culturais ao desenvolvimento pessoal. ...
Indivíduos em qualquer etapa da vida utilizam o movimento para interagir com o mundo, e as crianças fazem isso de uma forma ainda mais intensa. Elas usam a linguagem corporal para explorar e também aprendem por meio do toque e da experiência.
Mora (2004) evidencia que durante o processo de ensino e aprendizagem, são utilizados alguns elementos básicos da psicomotricidade, dentre eles os mais utilizados: lateralidade, orientação espacial e temporal, esquema corporal e coordenação motora.
A educação psicomotora pode evitar vários problemas como a má concentração, Essa criança não apresentará problemas psicomotores e, com certeza, será bem-sucedida, tanto do ponto de vista da aprendizagem escolar, como afetiva e socialmente. ...
A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O movimento humano é construído em função de um objetivo.
54), “O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo”. ... Para o corpo desenvolver suas funcionalidades é necessário um bom desenvolvimento psicomotor.
A psicomotricidade pode trazer vários benefícios, entre eles, o auxílio na melhora de problemas motores, cognitivos e de relação com o meio, tendo também como ação a prevenção do aparecimento de doenças motoras.
Segundo Jean Piaget (1987, apud Oliveira, 1997), o desenvolvimento da psicomotricidade está relacionado à importância do brincar, do prazer de agir e do prazer do pensar. ... O pensamento psicomotor que segundo Aristóteles é voltado para a função da ginástica e para o desenvolvimento do espírito.
Desenvolvimento psicomotor é o aumento da capacidade do bebê de realizar funções cognitivas e motoras progressivamente mais complexas. Está envolvido nesse processo tanto a capacidade física, intelectual e social da criança.
Atividades psicomotoras são aquelas que marcam a interação entre o movimento muscular e o sistema nervoso....A importância das atividades psicomotoras
O desenvolvimento psicomotor requer o auxílio constante do professor por intermédio de diferentes estimulações, tornando possível à criança dominar o seu corpo e os comandos motores dentro do contexto social e afetivo em que vive.
Descrição: O Circuito Atividades proporciona a criança a experiência de poder andar embaixo de um túnel, passar com cima de lombada, subir escada e entre outras coisas, estimulando assim a coordenação motora das crianças logo na fase nas fases iniciais.
8 sugestões de atividades para educação infantil
Veja, a seguir, alguns exemplos de dinâmicas que podem ser desenvolvidas em sala de aula e fora dela.