Para marcar 1 ponto, os tacos de cada integrante devem se tocar no momento que eles se cruzarem durante a corrida. Caso os tacos não se toquem, o ponto não é marcado. A Defesa pontua quando derruba a casinha ou quando uma rebatida do Ataque vai para trás. O jogo acaba quando uma das duplas totalizar 10 pontos.
No fundo de cada campo, coloque a “bandeira” do time, que pode ser qualquer objeto. O jogo começa quando alguém diz “bandeirinha arreou”. O objetivo é roubar a bandeira do time adversário e trazer para o seu campo. Mas o jogador que entrar no campo do time adversário e for tocado por alguém fica preso no lugar.
O pique-bandeira é um jogo infantil que já foi muito praticado no Brasil. Sua origem é comumente associada aos escoteiros mirins, mas não é datada com precisão, acredita-se que se popularizou no país por volta das décadas de 70 e 80.
Em alguns estados do Brasil o jogo recebe outros nomes, também sendo chamado de Bandeirinha, Pique-Bandeira, Bandeirinha Guerreou, Bandeirinha-Estourada, Rouba-Bandeira, Barra Bandeira e Pega Bandeira.
Número de participantes: duas equipes. Modo de brincar: Os participantes são divididos em dois grupos com o mesmo número de crianças. Delimita-se o campo e, em cada lado, nas duas extremidades, é colocada uma bandeira.
Resposta: História do Rouba Bandeira. O rouba bandeira é uma brincadeira antiga, chegou ao Brasil nessa época, ou se popularizou nos anos 70/80. Mas na verdade foi iniciada pelos escoteiros, segundo consta no ano de 1947.
A primeira equipe que capturar a bandeira vence a partida. Por fim, quando as partidas são rápidas demais, as equipes podem trocar de território, esconder as bandeiras em outros lugares e voltar a brincar.
A brincadeira desenvolveu as seguintes habilidades motoras: andar, correr, galopar/deslizar, erguer/sentar/parar, desviar, virar, movimentos axiais.
Força, resistência, flexibilidade e velocidade são capacidades condicionais. Quando se realiza uma atividade física, uma capacidade é executada. Essas capacidades são inatas, mas podem ser melhoradas através de adaptação física e treinamento.