Os países vencedores foram os denominados países aliados: Estados Unidos, Inglaterra, França, URSS e outros menos importantes como China, Brasil e Polônia. O principal fato que marcou o início da Segunda Guerra Mundial foi a invasão da Polônia pela Alemanha.
Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios. Winston Churchill, Franklin Roosevelt e Josef Stalin na Conferência de Ialta. Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial.
Os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e os Aliados (França, Inglaterra, EUA e, posteriormente, URSS) constituíram as alianças formadas na Segunda Guerra.
O conflito aconteceu entre as grandes potências do mundo, um total de 17 países envolvidos. As nações dividiram-se em duas alianças opostas, sendo inicialmente organizadas da seguinte forma: - Tríplice Aliança: Alemanha, Império Austro-húngaro e Itália; - Tríplice Entente: França, Reino Unido e Rússia.
Resposta: A Itália abandonou a Tríplice Aliança e se recusou a participar do conflito por ser neutra. ... A justificativa da Itália era de que a Tríplice Aliança era um acordo de defesa enquanto que na ocasião foram os impérios germânicos os ofensores.
O pagamento de reparações onerosas impostas aos perdedores após a Primeira Guerra Mundial, durante um período inflacionário em toda a Europa na década de 1920 – outro resultado direto dos efeitos materiais de uma guerra catastrófica – causou uma hiperinflação da moeda alemã, o Reichsmark , por volta de 1923.
O estopim para a Segunda Guerra Mundial Durante 1938, a Alemanha nazista anexou a Áustria e parte da antiga Tchecoslováquia. Esse desejo por aumentar seu território era pautado na Teoria do Espaço Vital, ideia que surgiu do sentimento alemão de revolta por ter perdido terras após a Primeira Guerra Mundial.
Na zona ocupada pelos soviéticos, os proprietários de terras foram expropriados e todas as grandes indústrias, nacionalizadas. O desmantelamento de instalações industriais foi muito mais intenso no leste do que nas zonas ocidentais. Até 1953, a Alemanha Oriental perdeu cerca de 30% da sua capacidade industrial.
Uma das principais consequências da Primeira Guerra Mundial foi o número de mortes. Ao todo, cerca de 13 milhões de soldados e civis morreram no conflito e outros 20 milhões foram feridos ou mutilados. ... Também na Alemanha, a sociedade civil sofreu imensamente com a guerra. Milhares de mortes foram causadas pela fome.
Fim dos impérios Alemão, Russo, Otomano e Austro-Húngaro. Criação de novos países na Europa e no Oriente Médio. Transferência das colônias alemãs e das regiões do antigo Império Otomano para outras potências. Criação da Sociedade das Nações (mais..)
Para o historiador Francisco Luiz Vinhosa, um dos efeitos foi expor as fragilidades da economia brasileira, na época extremamente dependente das exportações de café. "O principal legado da Primeira Guerra Mundial para o Brasil foi revelar nosso atraso político e econômico.
Entre as principais consequências da Primeira Guerra Mundial está a ascensão do nazismo e fascismo como regimes totalitários. ... A Itália, por outro lado, terminou a guerra tomada por um sentimento de frustração. O país acreditava não ter recebido os ganhos materiais que lhe eram justos.
Nas fileiras militares, a guerra deixou 10 milhões de mortos e 20 milhões de feridos. - França: 1,4 milhão de mortos e 4,2 milhões de feridos. - Alemanha: 2 milhões de mortos e 4,2 milhões de feridos. - Áustria-Hungria: 1,4 milhões de mortos e 3,6 milhões de feridos.
Mausoléu aos Mortos da Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG), tem autoria do escultor Hildegardo Leão Velloso (1899-1966) e guarda os restos mortais dos 156 brasileiros pertencentes à divisão mortos durante a Primeira Guerra Mundial (1914- 1918).
A primeira guerra representa para a industrialização brasileira um momento de desenvolvimento acelerado. ... Com a Guerra dificultam-se as importações de produtos, incentivando-se o surgimento de novos ramos industriais.
O governo de Wenceslau Braz coincidiu com o período da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) que aconteceu no continente europeu. O Brasil se envolveu no conflito depois que os alemães afundaram os navios mercantes brasileiros Paraná, Tijuca, Lapa e Macau, que se encontravam no litoral francês.