Uma parte das vagas fica reservada para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que são chamadas de cotas PPI. A quantidade de vagas disponível para essas cotas é proporcional à população de pardos, pretos e indígenas no Estado onde a universidade está localizada, de acordo com o último censo do IBGE.
No ProUni, existem vagas abertas para ampla concorrência - em que qualquer candidato que tenha feito o Enem e não tenha zerado na redação pode concorrer - e as reservadas para cotas, destinadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
Se optar pela ampla concorrência, você vai concorrer com todos os inscritos que não se encaixam nas cotas. Mas se optar pelas cotas, então a disputa será com outras pessoas que também se encaixam nessa situação.
Uma cota social é uma reserva de vagas para candidatos que foram prejudicados injustamente, com o objetivo de garantir a igualdade de oportunidades. Uma cota racial é a reserva de vagas para indivíduos de determinada raça, etnia ou cor de pele.
Argumentos a favor das cotas raciais. Dívida histórica, racismo e desigualdade são alguns dos argumentos a favor das cotas para negros e pardos. O Brasil é um dos países mais miscigenados do mundo.
Criada em julho de 1991, a Lei Federal 8.
A Lei nº 8.