São exemplos de Livros Obrigatórios Especiais: O Livro de Registro de duplicatas, para quem exerce a atividade de vendas; O Livro de Entrada e Saída de Mercadorias, para empresas de armazéns gerais; Livro de Ações Nominativas, Livro de Transferência de Ações Nominativas, Livro de Registro de Partes Beneficiárias ...
Em princípio, os livros empresariais são invioláveis. Portanto, possuem força probatória. Sempre poderão fazer prova contra o empresário. E, se escriturados regularmente, poderão também fazer prova a favor do empresário.
Finalidade administrativa: Os livros empresariais, sem dúvida alguma, auxiliam na gestão e administração do negócio. O empresário faz uma série de anotações no dia a dia para ter um controle da empresa.
As conseqüências dessa irregularidade são: 1) não poderá ser beneficiado pelo instituto da recuperação judicial, nem poderá requerer a falência de um devedor seu; 2) não poderá ter seus livros autenticados; 3) se for requerida sua falência, essa será sempre fraudulenta; 4) os sócios da sociedade irregular responderão, ...
O Livro Diário é essencial para a escrituração contábil das empresas, onde todas as movimentações financeiras são registradas. ... Além disso, também é necessário que o Livro Diário atenda às exigências e esteja dentro do esperado pelo Fisco, tanto em apresentação quanto em conteúdo.
3.
A Nota fiscal é a certidão de nascimento da compra. Ela mostra onde e quando o consumidor adquiriu o produto. Além de comprovar a garantia, informa o tipo, modelo, marca, série e assegura o direito na hora de registrar a reclamação nos Órgãos de Defesa do Consumidor.
A NF-e, Nota Fiscal eletrônica, é um documento de cunho fiscal obrigatório e tem como objetivo regularizar e registrar o processo de compra ou transferência de qualquer tipo de produto ou bem da empresa para um cliente ou fornecedor, por exemplo.
Assim como a nota fiscal em papel, a nota fiscal eletrônica serve para controlar a tributação relativa à comercialização de produtos e serviços em todo o território nacional. Toda vez que uma empresa realiza uma venda, é necessário recolher ICMS e outros impostos.
A Nota Fiscal (NF) é um documento oficial que registra as vendas da sua empresa. Sempre que você recebe algum pagamento, é preciso que você emita uma NF para o seu cliente. ... Nesse caso, a sua empresa ainda não fica isenta de registrar a venda, mas a NF deverá ser emitida sem essas as informações.
A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica é a versão digital da nota fiscal emitida pelos prestadores de serviço. Ou seja, é o documento usado para substituir a nota fiscal em papel no momento de formalizar a prestação de serviços. O principal objetivo da NFS-e é simplificar os processos.
Todos os aparelhos acompanham a Nota Fiscal Eletronica (Nf-e) gerada pela Trocafone no nome do consumidor, emitido e armazenado com intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou prestação de serviço.
Acesse o site oficial da Nota Fiscal Eletrônica e clique em "Consultar NF-e completa";
Para ter acesso ao extrato de suas notas, basta o consumidor acessar a seção Consulte sua Nota do Portal da NFC-e, www.nfce.sefaz.am.gov.br, e efetivar um breve cadastro.