Sendo assim, as áreas vegetais que mais se encontram degradadas são certamente a região da Mata Atlântica, que começou a ser degradada ainda durante o processo de colonização do Brasil, com a extração do pau brasil.
Sucessão ecológica: O processo de instalação lento e gradual de organismos em um determinado local é chamado de sucessão ecológica.
Segundo Corrêa (2007), os Planos de Recuperação de Área degrada (PRAD) executados em áreas de Cerrado têm sido orçados entre R$ 500,00 e R$ por hectare revegetado.
As principais variáveis que devem ser observadas para definir a situação da área para a elaboração de um PRAD são: a) Solo – Deve ser dada atenção especial à proteção e conservação do solo e dos recursos hídricos e, caso se façam necessárias, técnicas de controle de erosão deverão ser executadas.
O Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas ou Alteradas – PRAD é um instrumento de planejamento das ações necessárias visando à recuperação da vegetação nativa, o qual deve apresentar o diagnóstico ambiental da área degradada ou alterada, os métodos e técnicas a serem utilizados e prever cronograma de implantação e ...