É possível dividir o ciclo de vida de um projeto em quatro fases genéricas:
Planejar, organizar, dirigir e controlar na administração de uma pequena empresa. Planejar, organizar, dirigir e controlar são as quatro funções administrativas. ... Seja qual for o tamanho do seu negócio, você precisa exercer quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.
O procedimento ampliativo pode ser dividido em duas funções diferentes: De iniciativa própria do interessado, como pedido de permissão; e de iniciativa da administração pública como, por exemplo, aquisição de bem público.
Controle de demanda; controle de procura. c) Controle fiscal; controle direto.
Controle como um sistema automático de regulação: utilizado para manter um controle padrão de procedimentos e proporcionar a regulação necessária para que as atividades voltem ao normal. ... O controle serve de fechamento do atingimento ou não dos objetivos, do cumprimento de um ciclo ou plano.
Controlar. Avaliar; administrar.
O controle organizacional é utilizado para diminuir o nível de risco das operação de uma organização. a existência de controles organizacionais serve para definir parâmetros para avaliar o desempenho de uma organização e de seus colaboradores.
Os padrões de controle dependem diretamente dos objetivos, especificações e resultados previstos resultantes do processo de planejamento. Um padrão significa um nível de realização ou de desempenho que se pretende tomar como referência. Um padrão pode servir como um resultado esperado em função do planejamento.
Tipos de Controle Interno
8 Princípios do Controle Interno
O sistema de controle interno pode ser definido como o conjunto de partes coordenadas, articuladas entre si, com vista à consecução de objetivos bem determinados. O sistema de controle interno deve ser estabelecido com rotinas, de modo que uma área controle a outra.
11.
O Controle Interno se configura em um importantíssimo aliado do gestor, pois sua atuação independente dentro do órgão permite uma base de dados segura, objetiva e impessoal para a tomada de decisão, de maneira a estimular a governança a executar atos de maneira eficaz com foco na coletividade.
Como exemplo de controles contábeis, cita-se: boletim de caixa, folha de pagamento, etc. ... Para Attie, (2009) “O objetivo do controle interno relativo à salvaguarda dos interesses refere-se à proteção do patrimônio contra quaisquer perdas e riscos devidos a erros ou irregularidades.”