Uma junção neuromuscular (ou junção mioneural) é a junção entre a parte terminal de um axónio motor com uma placa motora (ou sinapse neuromuscular), que é a região da membrana plasmática de uma fibra muscular (o sarcolema) onde se dá o encontro entre o nervo e o músculo permitindo desencadear a contração muscular.
A sinapse é uma região de proximidade entre um neurônio e outra célula por onde é transmitido o impulso nervoso. Sabemos que os impulsos nervosos devem passar de uma célula à outra para que ocorra uma resposta a um determinado sinal. ... Geralmente elas ocorrem entre o axônio de um neurônio e o dendrito de outro.
Os três componentes principais da junção neuromuscular (JNM) incluem a região pré-sináptica, a fenda sináptica e a região pós-sináptica.
Os músculossão constituídos de duas partes: o ventre muscular e os tendões. O ventre muscular é a parte carnosa da musculatura e, é responsável pela contração muscular, que, como já vimos, é o que produz os movimentos e movem os pesos que carregamos.
A membrana pós-sináptica na sinapse neuromuscular é a membrana plasmática modificada da célula muscular, que se denomina placa motora. ... Quando a membrana pós-sináptica recebe um neurotransmissor cuja resposta induzida é a despolarização, trata-se de uma sinapse excitatória.
Define-se como unidade motora o conjunto formado por um motoneurônio no corno anterior da medula espinal, seu axônio e todas as fibras musculares por ele inervadas. Trata-se da menor unidade que pode ser voluntariamente ativada, pois é impossível contrair fibras musculares isoladas.
O reticulo endoplasmático liso (REL) tornou-se especializado principalmente em células musculares, nas quais ele é denominados reticulo sarcoplasmático. Nas células musculares esqueléticas ele funciona sequestrando íons de calcio do citossol, auxiliando o controle da contração muscular.
Os túbulos T facilitam a igual propagação da informação/ordem de despolarização, e conseqüente abertura dos canais de cálcio da membrana e do retículo sarcoplasmático, ao longo do sarcolema e de suas invaginações, visando à contração ordenada e concomitante das células.
Sarcolema ou Miolema é o nome que se dá à membrana plasmática das células do tecido muscular estriado. O sarcolema envolve o sarcoplasma, que é o citoplasma da célula muscular, e tem capacidade de estender-se.