No caso da história da filosofia, fala-se em período helenístico para designar os três grandes sistemas filosóficos predominantes nessa época. São eles: a) Ceticismo, epicurismo e estoicismo.
A filosofia helenística surge nesse contexto histórico. Ela é fortemente marcada por uma preocupação central com a ética, aqui entendida como o estabelecimento de regras do bem viver, da “arte de viver”.
Verificado por especialistas Olá, Podemos afirmar que as mudanças ocorreram no período helenístico foi a ascensão e promoção da cultura grega às terras estrangeiras, principalmente em função das incursões militares de Alexandre, O Grande, rei da Macedônia e de seu vasto império.
A educação no período helenístico foi marcada principalmente pelas escolas de Platão, Aristóteles e as escolas Estoicista, Epicurista e Pirronista. Alexandre possuía um talento esplendido no que diz respeito a táticas, expedições militares e conquistas de terras alheias.
Uma das principais características da cultura helenística foi a fusão entre a tradição grega e a cultura oriental que se expandiu e dominou várias regiões ao redor do mundo, sendo bastante influente na arte, na filosofia, nas ciências e na astronomia.
О Judaísmo helenístico foi um movimento que existiu durante a diáspora judaica que procurava estabelecer uma tradição religiosa hebraico-judaica na cultura e língua helénica.
Os helenistas, ou seja, os que viviam conforme a cultura grega, eram cristãos ou judeus que pensavam que o cumprimento da Torá não era imprescindível.
Os helenistas esperavam e desejavam novidades. O evento Jesus Cristo lhes interessava, mas a resposta dos cristãos vinha numa direção que os surpreendia, pelo fato de vir de fora das esferas do saber deles.
No encontro com o helenismo, o cristianismo precisa fazer adaptações e, para isso, a capacidade intelectual dos evangelizadores da “primeira hora” soube inculturar sua linguagem e mensagem. Os helenistas esperavam e desejavam novidades.
A Igreja, Mãe e Mestra, durante o ano litúrgico, além da liturgia, sempre muita rica em sinais e temas, também aproveito alguns eventos durante o ano para dias, semanas, meses e anos temáticos, como agora temos ao iniciar o mês de outubro: mês missionário por excelência.
Francisco Xavier
Ad gentes é o decreto do Concílio Vaticano II sobre a atividade missionária. O título é em latim para "Para as Nações" e é da primeira linha do decreto, como é habitual nos documentos católicos romanos.