A diferença essencial está na natureza dos dois processos. Enquanto as associações são organizações que tem por finalidade a promoção de assistência social, educacional, cultural, representação política, defesa de interesses de classe, filantrópicas; as cooperativas têm finalidade essencialmente econômica.
A cooperativa é uma forma de empresa que tem como natureza a cooperação na qual “os direitos de todos são iguais e o resultado alcançado é repartido entre os seus integrantes, na produção de participações societárias nas atividades”. ... Assim diz a Lei 5764/71, no seu artigo 4º.
Com origem nos tempos da Revolução Industrial, o cooperativismo é um modelo que não para de crescer e disseminar-se pelo mundo afora. A proposta é alternativa a modelos tradicionais como o capitalismo ou o comunismo; baseando-se no esforço comum de um grupo para alcançar benefícios também comuns a todos.
Categorias
Então, vamos aos 10 principais nomes do ranking!
Cooperativas financeiras
Sicoob Credimota – Cooperativa de Crédito.
O Banco Cooperativo do Brasil S/A (Bancoob) é um banco comercial privado, sociedade anônima de capital fechado, cujo controle acionário pertence às cooperativas centrais de crédito do Sicoob. É regido e regulamentado pela Lei 4.
Para fazer parte da cooperativa, o associado precisa pagar um valor inicial, chamado de capital social. No Sicoob, esse valor é a partir de 50 reais. No Sicredi, a partir de 20 reais. Cooperativas menores exigem um capital inicial mais alto.
Facilidade, segurança e rentabilidade estão entre nossas principais vantagens. A Poupança Sicoob é uma conta de livre movimentação, para saque e depósito, que rende juros e correção monetária ao final de cada período. Além disso, ela pode ser aberta por pessoas físicas e jurídicas.