EQST

Quais As Principais DCNT No Brasil?

Quais as principais DCNT no Brasil?

Em sua primeira parte, são apresentadas as informações epidemiológicas do Brasil referentes aos quatro principais grupos de DCNT (circulatórias, câncer, respiratórias crônicas e diabetes) e seus fatores de risco em comum modificáveis (tabagismo, álcool, inatividade física, alimentação não saudável e obesidade).

O que são doenças crônicas Não-transmissíveis DCNT?

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são a causa principal de mortalidade e de incapacidade prematura na maioria dos países de nosso continente, incluindo o Brasil. Este fenômeno, denominado “transição epidemiológica”, ocorre devido à mudança do padrão de mortalidade que afeta a população.

O que são doenças não transmissíveis?

Uma doença não transmissível ou DNT; doenças não infecciosas; doenças crônicas não transmissíveis; doenças crônico degenerativas são terminologias usadas para definir grupos de pessoas patologias caracterizadas pela ausência de microrganismos, ou seja é uma doença não infecciosa, como também pelo longo curso clínico e ...

Como podemos nos prevenir das doenças não transmissíveis?

Para ter uma alimentação equilibrada e mais saudável é necessário colocar em prática alguns hábitos: evite o excesso de açúcares e de sal, frituras e alimentos industrializados, que possuem concentração de sódio, de conservantes e de produtos cancerígenos e consuma alimentos in natura, como frutas verduras e legumes.

Quais são as doenças não contagiosas?

Os quatro principais grupos de doenças crônicas não contagiosas são:

  • doença cardiovascular;
  • doença respiratória;
  • doença autoimune e câncer;
  • doença do diabetes.

Como prevenir das doenças crônicas?

Comece incluindo no seu dia a dia:

  1. Alimentação saudável e variada, rica em frutas, vegetais e cereais e com consumo reduzido de industrializados, açúcar e sódio.
  2. Atividades físicas regulares, programada (academia, esportes) ou não programada (recreativa).
  3. Consumo reduzido de bebidas alcoólicas.
  4. Não fumar.

Como reduzir os riscos de ocorrência de doenças crônicas?

Iniciando a prática de exercício físico diário; Mantendo um peso normal – Índice de Massa Corporal entre 18,5 e 24,9. Eliminando o consumo de tabaco. Está comprovado que as intervenções comportamentais sustentadas são eficazes na redução dos fatores de risco para a população.

Quais são as 4 doenças crônicas não transmissíveis?

A Hipertensão Arterial, o Diabetes, Cânceres e as Doenças Respiratórias Crônicas representam as principais Doenças Crônicas não Transmissíveis. Consideradas silenciosas, por se desenvolver ao longo da vida, e responsáveis por 72% óbitos no Brasil.