O comprimido triturado foi dissolvido primeiro e os alunos puderam concluir que a trituração do comprimido pode ser comparada a mastigação, pois triturar o alimento ajuda na digestão.
Isso porque a moagem do comprimido aumenta a superfície de contato entre dos componentes de que é feito com o líquido em que será dissolvido (água, por exemplo).
Resposta. Antiacidos em po dissolvem mais rapido na agua pois, por estarem triturados, possuem uma maior superficie de contato. O processo de dissolucao se deve ao fato de que as moleculas de agua solvatam a molecula do antiacido (elas rodeiam as moleculas do antiacido).
Por exemplo, no caso de dissolução de um comprimido efervescente, o aumento da temperatura favoreceria a dissolução do mesmo, pois aumentaria a energia cinética das partículas do comprimido, favorecendo as colisões efetivas que contribuem para a ocorrência da reação.
Resposta. usaria água morna, pois a temperatura aumenta a a velocidade, outro fator poderia ser cortando o comprimindo em pedaços menores ou triturando, pois quanto maior for a superfície de contato maior é a velocidade da reação.
Pergunta 8 0,6 em 0,6 pontos O que você faria para aumentar a velocidade de dissolução de uma pedra de sal grosso, utilizando a água como solvente? I) Usaria água gelada.
Observa-se que a velocidade de reação é maior quando um comprimido efervescente ,usado no combate á azia ,é colocado: a)inteiro ,em água que está á temperatura de 6°C.
Superfície de contato: um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação. Um exemplo é quando dissolvemos um comprimido efervescente triturado: ele se dissolve mais rapidamente do que se estivesse inteiro, isto acontece porque aumentamos a superfície de contato que reage com a água.
A reação ocorre com maior velocidade no copo onde se encontra a água aquecida. De um modo geral, quanto maior a temperatura, mais rapidamente se processa a reação. Podemos acelerar uma reação lenta, submetendo os reagentes a uma temperatura mais elevada.
Quanto maior a concentração dos reagentes, maior será a probabilidade de haver colisões efetivas entre suas partículas e maior será a velocidade da reação.
* Concentração: um aumento na concentração dos reagentes acelera a reação, pois haverá um maior número de partículas dos reagentes por unidade de volume, aumentando a probabilidade de ocorrerem colisões efetivas entre elas; * Pressão: Esse fator interfere unicamente em sistemas gasosos.
Quando aumentamos a concentração dos reagentes, aumentamos o número de moléculas ou partículas reagentes por unidade de volume e, consequentemente, o número de colisões entre elas aumenta, resultando em uma maior velocidade da reação. Um exemplo é a combustão do carvão.
Assim, quando aumentamos a pressão sobre o sistema, o volume diminui e as moléculas ou partículas dos reagentes ficam mais próximas umas das outras, o que aumenta a probabilidade de ocorrência de colisões entre essas partículas e, consequentemente, a velocidade da reação aumenta.
a) Quanto menor for a temperatura, maior será a velocidade de uma reação. Pois, conforme a teoria, o aumento na temperatura causa o aumento na energia cinética das partículas dos reagentes, e consequentemente aumenta a quantidade de choques efetivos e a velocidade das reações.
O aumento na temperatura aumenta a energia cinética das partículas dos reagentes, aumentando a quantidade de choques efetivos e a velocidade das reações. Quanto maior for a temperatura, maior será a velocidade de uma reação.
Resposta. O aumento de temperatura faz com que a energia cinética das partículas aumente, e, portanto, a velocidade da partículas também aumenta.
Resposta. Quanto mais agitada, maior energia cinética. Quanto mais energia cinética, maior a velocidade com que a molécula do gás translada. Esta é a resposta correta!