Baseado em Wechsler (1999), pode-se distinguir quatro etapas da avaliação psicológica dentro do processo seletivo: seleção de instrumentos (ou planejamento); aplicação; correção e interpretação dos resultados; relato e devolução dos resultados.
Também são definidos vários contextos de aplicação: Psicologia Clínica, Psicologia da Saúde e/ou Hospitalar, Psicologia Escolar e Educacional, Neuropsicologia, Psicologia Forense, Psicologia do Trabalho e das Organizações, Psicologia do Esporte, Social/Comunitária, Psicologia do Trânsito, orientação e ou aconselhamento ...
Segue um as dicas: 1º- verifique com atenção as atribuições do cargo ao qual está concorrendo. 2º- pense num tipo de postura, de comportamento que seja adequado para assumir e cumprir as atribuições do cargo. Faça uma lista com as características que julga pertinentes ao cargo.
O termo avaliação psicológica tem sido usado para descrever um conjunto de procedimentos que têm por objetivo “coletar dados para testar hipóteses clínicas, produzir diagnósticos, descrever o funcionamento de indivíduos ou grupos e fazer predições sobre comportamentos ou desempenho em situações específicas” (Hutz, 2009 ...
A validade de critério busca medir o quanto o instrumento é capaz de predizer um desempenho ou comportamento específico de uma pessoa. Já a validade de conteúdo busca avaliar se o instrumento consegue medir uma amostra representativa de um domínio específico e finito de comportamentos.
A validade de conteúdo é também definida de uma forma mais abrangente. Isto é, avalia o grau em que cada elemento de um instrumento de medida é relevante e representativo de um específico constructo com um propósito particular de avaliação19.
A validade clínica enfatiza o significado singular de um indicador ou de um conjunto de indicadores para um sujeito e seu contexto específico, que inclui, naturalmente, contexto de vida e contexto da avaliação.
Validade preditiva é o grau com que o resultado de um teste (ou medida) prevê o comportamento futuro do indivıduo. Por exemplo o resultado de um teste `a in- teligência (IQ) pode predizer o sucesso escolar de uma criança.
Em Psicometria, a validade convergente pode ser definida como a relação significativa entre duas ou mais medidas de um mesmo construto ou de construtos teoricamente relacionados, utilizando-se diferentes métodos ou instrumentos de avaliação (Pasquali, 2003).
A fidedignidade refere-se a replicabilidade e consistência dos escores dos testes e a validade refere-se à relação entre os escores dos testes e os atributos psicológicos reais que o teste está supostamente mensurando.
Fidedignidade de um instrumento refere-se à consistência de resultados obtidos pelos mesmos sujeitos em diferentes ocasiões ou com diferentes conjuntos de itens equivalentes. É o que garante a confiança que se pode ter nos resultados do instrumento.
substantivo feminino Característica, particularidade ou condição do que é fidedigno; autenticidade. Etimologia (origem da palavra fidedignidade). Do latim fide dignus/ fidedigno + (i)dade.
Um teste é fidedigno se o mesmo for exposto a repetidas mensurações e os resultados forem sempre os mesmos. Dentro da Psicometria há algumas formas para verificar a precisão de determinado teste, sendo elas: teste-reteste, consistência interna e até mesmo formas paralelas.
A normatização de um teste "diz respeito a padrões de como se deve interpretar um escore que o sujeito recebeu num teste" (PASQUALI, 2001, p. 143).
Precisão, Fidedignidade, Confiabilidade ou Consistência Interna, é a propriedade Psicométrica de um Instrumento Psicológico (conhecido comumente como teste), que é definida como a estabilidade com que os escores (os resultados obtidos) dos testandos conservam-se em diferentes aplicações alternativas de um teste ou em ...
- Confiabilidade ou Fidedignidade: Está ligada a consistência da medição. A medida repetida duas ou mais vezes dentro de um curto intervalo de tempo, sem que tenha havido, entre os testes, atividades que possam alterar a resposta, devem apresentar os mesmos resultados ou serem altamente correlacionados.
Fidedignidade é o índice de precisão da medida, ou seja, o quanto a medida está susceptível ao erro, qual a sua confiabilidade. Quanto maior a fidedignidade, maior a precisão de um instrumento. ... O termo precisão, quando usado em psicometria, sempre significa estabilidade ou consistência.
A confiabilidade e a validade são consideradas as principais propriedades de medida de tais instrumentos. Confiabilidade é a capacidade em reproduzir um resultado de forma consistente, no tempo e no espaço. Validade refere-se à propriedade de um instrumento medir exatamente o que se propõe.
Nos manuais de Psicometria, costuma-se definir a validade de um teste dizendo que ele é válido se de fato mede o que supostamente deve medir. ... O que se quer dizer com esta definição é que, ao se medirem os comportamentos (itens), que são a representação física do traço latente, está-se medindo o próprio traço latente.