As equações IV e V correspondem a equações polinomiais do 1º grau.
Chama-se função polinomial do 1º grau, ou função afim, a qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma f(x) = ax + b, onde a e b são números reais dados e a 0. Na função f(x) = ax + b, o número a é chamado de coeficiente de x e o número b é chamado termo constante.
Cálculo do Coeficiente Angular
Para calcular a força do atrito dinâmico, utiliza-se a expressão: Fatd = μd. N, donde μd corresponde ao coeficiente do atrito dinâmico e N, a força normal.
Essa força é chamada de força de atrito cinético, ela age sobre os corpos que se deslocam e possui intensidade sempre menor que o valor máximo da força de atrito estático, que é uma força de atrito que surge toda vez que um corpo tende a entrar em movimento.
Tipos de atrito O atrito sólido pode ser subdividido em dois grupos: a) Atrito de deslizamento: quando uma superfície se desloca diretamente em contato com a outra. b) Atrito de rolamento: quando o deslocamento se dá através de rotação de corpos cilíndricos ou esféricos colocados entre as superfícies em movimento.