Doenças e agravos de notificação imediata
Doenças e eventos de notificação compulsória devem ser notificados à Vigilância Epidemiológica dos Distritos Sanitários de sua área de abrangência de segunda a sexta-feira no horário comercial ou ao plantão do CIEVS das 18h às 8 horas, nos finais de semana e feriados pelos telefones: 3350-9356 ou 9961-5194.
§ 3º A comunicação de doença, agravo ou evento de saúde pública de notificação compulsória pode ser realizada à autoridade de saúde por qualquer cidadão que deles tenha conhecimento.
A notificação compulsória consiste na comunicação da ocorrência de casos individuais, agregados de casos ou surtos, suspeitos ou confirmados, da lista de agravos relacionados na Portaria, que deve ser feita às autoridades sanitárias por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, visando à adoção das medidas de ...
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) é um sistema cujo objetivo é coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica brasileiro.
O tratamento da dengue não é feito com remédios específicos para a doença, portanto o trabalho dos médicos consiste basicamente em acompanhar a evolução do quadro e ir tratando os sintomas junto com o paciente. Geralmente, a dengue vai embora sozinha, mas casos graves às vezes exigem internação.
Atualmente existem duas formas para o diagnóstico da dengue, zika e chikungunya: o exame de sorologia, também conhecido como indireto, e os testes moleculares, que são testes diretos.
O período recomendado para colheita da amostra de sangue é de, preferencialmente, até o quarto dia do início dos sintomas, durante o período de viremia.