Resposta. Os iluministas criticavam as bases de sustentação do Antigo Regime : o absolutismo, o mercantilismo, o misticismo religioso e os privilegios do clero e da nobreza.
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. ... As críticas do movimento ao Antigo Regime eram em vários aspectos como: - Mercantilismo. - Absolutismo monárquico.
Os pensadores iluministas queriam trazer a humanidade para a luz da razão, iam contra o domínio da igreja católica e da monarquia absolutista, defendendo o uso da ciência e da razão, assim como maior liberdade nos campos da política e economia.
Logo, os iluministas eram contra o absolutismo (mercantilismo), e a favor da liberdade, por isso criticavam o mercantilismo, pois eram a favor da liberdade, sendo assim contra o poder absolutista.
Juntamente com a ascensão iluminista, cresceu o descrédito ao absolutismo. ... Naquele contexto histórico, com a ascensão das ideias iluministas e da industrialização, o mercantilismo se constituiu como obstáculo ao progresso das atividades econômicas, ou seja, ao desenvolvimento econômico das nações.
O mercantilismo durou aproximadamente 300 anos, entrando em decadência a partir do surgimento das teorias liberais (que contestavam a participação do Estado na economia) e do desenvolvimento das indústrias na Inglaterra no século 18, o que gerou a Revolução Industrial.
O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do monarca e surgiu para atender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantil. Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação.
Sistema político predominante na Europa entre os séculos XVI e XVIII. O absolutismo foi um sistema político que predominou na Europa do século XVI ao século XVIII. Associado à formação dos Estados Nacionais e ao crescimento da burguesia, esse regime defendia o poder absoluto dos monarcas sobre o Estado.
Reis absolutistas A centralização foi concluída durante o reinado de seu neto, o rei Felipe II. Na França, durante a dinastia Bourbon (séc. XVI), consolidou-se o poder absolutista na pessoa do rei Luís XIV, o "Rei Sol" (1643-1715).
História Geral. O Absolutismo Inglês criou durante os 200 anos de sua vigência as condições para o país se tornar uma potência econômica mundial. O Absolutismo inglês foi o período de fortalecimento do Estado Monárquico da Inglaterra, ocorrido após a Guerra dos Cem Anos (1337-1453) e a Guerra das Duas Rosas (1455-1485) ...
O absolutismo em Portugal começou ao mesmo tempo que se iniciavam as Grandes Navegações. ... O reinado de Dom João V (1706-1750) é considerado o auge do estado absolutista português, pois este monarca centralizou na coroa todas as decisões importantes como a justiça, o exército e a economia.
Luís XIV de França
Resposta. Pois os ideais do Iluminismo baseavam-se na igualdade, liberdade e fraternidade. ... Ora, sendo o absolutismo a concentração do poder nas mãos de um único governante, sob o pretexto de herança divina, é certo que os iluministas irão contra.
Esse sistema político surgiu a partir dos interesses da burguesia emergente. O Absolutismo foi um sistema político que, em geral, defendia o poder absoluto do monarca sobre o Estado e foi muito comum a partir do século XVI até meados do século XIX em diversas partes da Europa.
As principais do características do absolutismo foram: o monarca interferia nos assuntos religiosos e conseguia controlar o clero de seu país em alguns casos; O rei concentrava todos os poderes e criava as leis sem aprovação da sociedade; surgiu o sistema econômico do absolutismo que se chamava o mercantilismo; etc.
Nessa época, a sociedade francesa estava dividida em três ordens ou estados. O primeiro estado, constituído pelo clero, proprietário de 10% das terras da França, não paga impostos. O baixo Clero, porem viviam na miséria.
No século XVIII, a situação econômica e social da França não era das melhores. Além disso, o modelo de governo francês era baseado no absolutismo monárquico, conceito político fundamentado na concessão de autoridade e poder ilimitado a apenas um monarca, atribuindo-lhe supremacia absoluta.
Durante o Antigo Regime, a sociedade francesa era constituída por diferentes estados: clero, nobreza e burguesia. No degrau mais alto estava o rei, que governava segundo a Teoria do Direito Divino na qual afirmava que o poder do soberano era concedido por Deus.
A familia que criava galinhas precisava de milho para servir de alimento para suas galinhas. então essa familia troca ovos por milho. e assim vice versa. Eles trocam o que tinham pelo que precisava.