O Parnasianismo caracterizou-se pela busca pela perfeição poética, retorno aos valores Clássicos, valorização do belo. ... Ao contrário do Parnasianismo, a linguagem no Simbolismo era mais subjetiva, com o uso de alguns aspectos do Romantismo. A construção poética era permeada por elementos que conferiam musicalidade.
Literatura. O Simbolismo no Brasil (1893-1902) é representado, principalmente, pelos autores Cruz e Sousa (1861-1898) e Alphonsus de Guimaraens (1870-1921).
[ Religião ] Livro que contém as orações das missas e festas do ano.
Tal qual as obras de outros poetas simbolistas, seus escritos estão repletos de figuras de linguagem: metáfora, aliteração, sinestesia, etc. Dentre os temas mais abordados pelo autor estão o amor, o sofrimento, a sensualidade, a morte, a religião, além de temas associados ao abolicionismo.
Em 1893 lançou um de seus principais livros, a obra de poemas em prosa Missal, e Broqueis, livro de poemas.
Resposta. publicação das obras Missal e Broquéis em 1893, marca o início do Simbolismo no Brasil. ... Os poemas de Cruz e Sousa abandonam o significado explícito e lógico para buscar a ilogicidade e a sugestão vaga, regras, aliás, de fundamental importância para a poética simbolista.
O traço comum entre a obra de Bilac e Cruz e Souza é a valorização do rigor formal na poesia. Bilac é um parnasiano, enquanto Cruz e Souza é um simbolista. ... Lima Barreto é a oposição absoluta, o extremo oposto, ao Parnasianismo, ainda que sua obra passe longe da poesia.