Apresenta uma floresta densa, donde a flora é composta majoritariamente de vegetação arbustiva e árvores coníferas, com presença de pinheiros, salgueiros, nogueiras, faias, abetos, bétulas, dentre outras espécies vegetais.
Resposta: Explicação: Tudra: Vegetação localizada na região polar, possui uma baixa biodiversidade, pois as temperaturas são baixas e a latitude é alta. ... Taiga: É adequada para o frio, então localiza-se apenas na região norte do planeta, sua biodiversidade também é baixa.
Sua fauna é composta por insetos, renas, alces, ursos-pardos, lobos, linces, porcos-espinhos, lebres, raposas, martas, esquilos e aves, sendo que a maioria das aves, na época do inverno, migra para outras regiões com temperaturas mais elevadas.
Nesse bioma não existem árvores, pois a pouca claridade e o frio impedem o seu crescimento. No verão, podem ser vistos muitos animais na tundra, como as renas, lemingues, ptármigas, raposas, bois-almiscarados, lebres árticas, lobos árticos, urso-branco, coruja-das-neves, muitos insetos e aves migratórias.
É marcada pela ausência de arvores, com vegetação rasteira e espaçada, graças às condições oferecidas pelo clima polar.
Esse bioma é dividido em dois tipos principais: a Tundra Ártica, caracterizada por se localizar em latitudes próximas à região do Ártico, e a Tundra Alpina, que se encontra em regiões de altitudes elevadas, como cadeias montanhosas.
A exploração da Taiga ocorre na extração de suas árvores, visto que elas são usadas como matéria-prima para a produção de móveis diversos. Já a Tundra também é um bioma de baixas temperaturas, havendo três tipos dela: a alpina, ártica e a tundra antártica.
Na taiga, diferente da tundra, o solo descongela por completo no verão permitindo a formação de florestas aciculifoliadas e há migração de animais de grande e médio portes.
Resposta: porque taiga, também conhecida como floresta boreal ou floresta de coníferas, é o tipo de vegetação predominante das regiões localizadas em elevadas latitudes, cujo clima típico é o continental frio e polar, com baixas temperaturas, verão curto, inverno longo e intensas precipitações em forma de neve.
A vegetação das florestas temperadas é variada, existindo desde as coníferas a árvores com folhas largas caducas. Embora predominem as árvores, existem também arbustos e plantas herbáceas. A cobertura vegetal pode apresentar até quatro estratos, abrangendo desde grandes árvores até plantas rasteiras.
As coníferas da taiga têm características que as ajudam a sobreviver ao clima frio e nevoso. Sua forma de cone, com os galhos apontando para baixo, faz a neve escorregar mais facilmente e evita que os galhos se quebrem.
Podemos afirmar que é a latitude, pois a Tundra encontra-se em regiões de temperaturas mais baixas que as que a Taiga se encontra. Isto é, quanto mais próxima a região estiver dos polos, mais frio será seu clima, o que afetará na vegetação.
A vegetação rasteira é reduzida na taiga devido ao clima. A vegetação não é muito diversificada por causa das baixas temperaturas registradas, sendo que a água existente no fica congelada.
Tundra e Taiga A tundra é mais fria que a taiga uma vez que está localizada mais acima do globo, na região do polo norte. Na vegetação da taiga é comum a presença de árvores (sobretudo coníferas), enquanto que na tundra é difícil encontra-las, sendo composta majoritariamente por uma vegetação rasteira.
Verificado por especialistas. O clima da região possui temperaturas baixas, que inviabilizam o desenvolvimento de outros tipos de vegetação.
Resposta. No Canadá, a utilização das árvores para fins industriais é de fundamental importância para o país, respondendo por 10% das exportações nacionais – de acordo com estudos, o país é responsável pela produção de aproximadamente 50% de todo o papel-jornal comercializado no mundo.
A floresta Boreal, que se estende ao longo de todo o hemisfério Norte do planeta, desde a América do Norte até o Japão, passando pela Rússia e pela Escandinávia, vem sendo ameaçada no Canadá por uma empresa da qual você provavelmente nunca ouviu falar: a Resolute Forest Products.
Resposta: A Sibéria, na Rússia, possui a maior área de vegetação de taiga; outros destaques são a taiga canadense e a taiga escandinava. Contudo, a exploração das árvores para a realização de atividades econômicas (celulose, produção de papel, construção civil, etc.) tem reduzido o bioma de forma drástica.
Causas diretas do desmatamento Entre elas estão o corte de madeira, a conversão de terras de floresta em agricultura e pecuária, plantações industriais de árvores, urbanização, mineração, exploração de petróleo e gás, hidrelétricas e produção industrial de camarão (carnicicultura).
O bioma floresta tropical e subtropical húmida é um tipo de ecossistema que ocorre aproximadamente dentro da região compreendida entre a latitude de 35 graus norte e a latitude de 35 graus sul – em outras palavras, na zona equatorial entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.
As árvores das florestas subtropicais não precisam ter casca grossa para evitar a perda de umidade. Por isso, eles têm casca fina e lisa. Como as florestas subtropicais são caracterizadas por elevada precipitação, as folhas das árvores se desenvolveram para deixar a água da chuva escoar rapidamente.
O clima tropical úmido ocorre, principalmente, no litoral oriental e sul do Brasil, sendo caracterizado pela alta temperatura e o elevado teor de umidade. ... O clima subtropical ocorre unicamente na região Sul, essa característica climática distingue-se totalmente do restante do Brasil.