As principais do características do absolutismo foram: o monarca interferia nos assuntos religiosos e conseguia controlar o clero de seu país em alguns casos; O rei concentrava todos os poderes e criava as leis sem aprovação da sociedade; surgiu o sistema econômico do absolutismo que se chamava o mercantilismo; etc.
Absolutismo é um regime político em que apenas uma pessoa exercepoderes absolutos, amplos poderes, onde só ele manda, geralmente um rei ou uma rainha. Absolutismo foi um período entre os séculos 16 e 18, e começou na Europa.
O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do monarca e surgiu para atender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantil. Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação.
Resposta. O Mercantilismo era o conjunto de ideias econômicas que considerava a riqueza do Estado baseada na quantidade de capital que teriam guardado em seus cofres. A origem de tal prática econômica reside no momento em que a Europa passava por grande escassez de metais preciosos, ou seja, ouro e prata.
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política.
O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política.
O Iluminismo foi um movimento intelectual que se tornou popular no século XVIII, conhecido como "Século das Luzes". Surgido na França, a principal característica desta corrente de pensamento foi defender o uso da razão sobre o da fé para entender e solucionar os problemas da sociedade.
O despotismo esclarecido foi uma forma reformista de governar característica da Europa, era apoiada por princípios iluministas. ... O despotismo esclarecido visava acelerar o processo de modernização de alguns países e assim aumentar seu poder e prestígio a fim de enfraquecer a oposição ao seu governo.
O despotismo esclarecido é uma expressão usada para designar uma forma de governo característica da Europa continental da segunda metade do século XVIII. Foi uma forma de governo adotada pelos reis com o objetivo de transformar a monarquia absolutista que estava em crise com a popularidade das ideias iluministas.
Déspotas esclarecidos ou reis déspotas são soberanos europeus que tentaram colocar em prática as ideias dos filósofos iluministas. Esses governantes ficaram conhecidos como praticantes do absolutismo ilustrado.
O despotismo esclarecido desenvolveu-se sobretudo no leste europeu (Áustria, Prússia e Rússia), Estados então recentemente constituídos, de economia em geral atrasada e essencialmente agrícola, nos quais a burguesia era muito fraca e, consequentemente, com pouco poder político.
Os principais monarcas adeptos do despotismo esclarecido foram Frederico II (, rei da Prússia; Marquês de Pombal (1699-1782), primeiro-ministro de Portugal; e Catharina, a grande (1762-1796), rainha da Rússia.
O chamado "despotismo esclarecido" é o termo mais comum utilizado para designar a prática dos monarcas que, apesar de reinarem de forma absoluta, ainda implementaram reformas político-econômicas baseadas nas ideias iluministas vigentes no período. ...
marquês de Pombal
O despotismo esclarecido foi uma forma reformista de governar característica da Europa, era apoiada por princípios iluministas. ... O despotismo esclarecido visava acelerar o processo de modernização de alguns países e assim aumentar seu poder e prestígio a fim de enfraquecer a oposição ao seu governo.
O despotismo esclarecido ou absolutismo ilustrado é uma expressão que designa uma forma de governar característica da Europa continental da segunda metade do século XVIII que, embora partilhasse com o absolutismo a exaltação do Estado e do poder do soberano, era animada pelos ideais de progresso, reforma e filantropia ...
A contradição existente no despotismo esclarecido é que ele utilizava-se de vários conceitos e ideias advindas da corrente de pensamento Iluminista, porém os iluministas normalmente eram contra as monarquias, e os déspotas eram reis.
Falta de acordo; com opiniões, ideias ou sentimentos, contrários aos de outrem. Ato de contradizer, de dizer ou fazer exatamente o oposto do que disse. [Lógica] Princípio em que algo não pode ser ou não ser ao mesmo tempo; a regra que dá como caráter da verdade a exclusão de toda contradição.
As principais consequências do Iluminismo são a Consolidação de uma vida burguesa do mundo, Reconhecimento científico e cultura, Limitação do poder da Igreja, Despotismo esclarecido, Revolução Francesa e Independência das colônias americanas.
Como essa corrente surgiu durante a monarquia absolutista, o iluminismo criticava veemente essa forma de governo. Para ter apoio da burguesia iluminista, os monarcas adotaram a forma iluminista de governo, ou seja, aderiram ao pensamento iluminista. Por esse motivo, foram chamados de Déspotas Esclarecidos.
Nesse sentido, em uma monarquia absolutista há pouco espaço para que o homem possa exercer os seus direito bem como participar da vida política da cidade. Já os despostas esclarecidos são aqueles monarcas absolutistas que tentaram colocar em prática as ideias iluministas como forma de atender aos anseios do povo.
Resposta: Os pensadores iluministas eram críticos da relação existente entre Estado e Igreja nos séculos XVII e XVIII, pois propunham o Estado Laico, com separação total entre o clero e suas perspectivas teológicas do Estado e suas perspectivas políticas.
Cristianismo
Embora relativamente comum, o despotismo esclarecido não foi um fenômeno comum a todas as monarquias europeias. B é falsa. Foram os filósofos iluministas e, em grande parte, a burguesia, os grandes responsáveis pela divulgação dos valores e ideias iluministas.
Os reis e rainhas que se filiavam a pensadores iluministas e adotavam seus valores para governar eram chamados de déspotas esclarecidos. O despotismo esclarecido representou um esforço dos monarcas de modernizar o Estado e livrá-lo da influência da religião, principalmente da Igreja Católica.
Isto se mostrou inviável pois o modelo político que sustentava o absolutismo (a aliança entre nobreza e clero) não permitia este tipo de alteração, já que, sem os privilégios que o Absolutismo garantia, estes grupos passariam a se opor ao Rei.