O coracobraquial é um dos músculos que compõem a articulação do ombro. Originando-se da escápula (omoplata) e inserindo-se no úmero, este músculo permite flexionar e aduzir o braço.
Nos vertebrados, a mandíbula é o componente móvel (se movimenta nos três planos: sagital, frontal e transversal) do crânio que forma a parte inferior da cabeça. Em zoologia, por vezes, usa-se a palavra maxilar (por exemplo, maxilar inferior, nos mamíferos) para designar também a mandíbula.
A clavícula forma a porção ventral da cintura escapular. É um osso longo curvado como um “S” itálico, situado quase que horizontalmente logo acima da primeira costela. Articula-se medialmente com o manúbrio do esterno e lateralmente com o acrômio da escápula.
Nos mamíferos, o maxilar é a estrutura da região frontal do crânio que suporta os dentes superiores e forma uma parte do palato, da cavidade nasal e da órbita ocular. Em zoologia, por vezes, usa-se a palavra maxilar (por exemplo, "maxilar inferior", nos mamíferos) para designar também a mandíbula.
A maxila é um osso irregular e pneumático, com forma piramidal, compondo parte do viscerocrânio. Faz comunicação com a cavidade nasal. A maxila que é dividida em maxila direita e esquerda, se junta e forma todo o maxilar superior.
A maxila, é uma estrutura vital do viscerocrânio. Está envolvida na formação da órbita, nariz e palato, mantém os dentes superiores e desempenha um papel importante na mastigação e na comunicação.
Em boa parte dos casos, as dores e desconfortos no maxilar estão ligados ao desgaste da articulação temporomandibular (ATM), que liga a mandíbula aos ossos temporais do crânio. O problema pode ser leve e de fácil resolução, mas, em alguns casos, pode indicar algo mais grave.
Sentir dor ao abrir a boca é um sinal de DTM? Quando você sente dor no maxilar e isso impede de você abrir a boca, significa que a sua mandíbula travou. Neste caso é indicado procurar um especialista, seja para esse ou outros incômodos na região.
Incômodos na mandíbula podem significar uma dor de dente bem intensa. Segundo a dentista Thalita Costa, tudo pode começar com uma cárie ou gengivite. Quando essas bactérias atingem as estruturas mais profundas do dente, causam um enorme desconforto, refletindo até mesmo na região mandibular.
Algumas técnicas podem ser usadas durante as crises para aliviar a dor causada pela disfunção temporomandibular:
Os remédios podem ser indicados pelo médico ou dentista, e costumam ser analgésicos e anti-inflamatórios, como Dipirona ou Ibuprofeno, para aliviar crises de dor. Nestes períodos, o uso de um relaxante muscular, como Ciclobenzaprina, também pode ser recomendado, para diminuir a tensão na musculatura.
Excesso de estímulos dolorosos na região do peito podem estimular outras fibras nervosas e causar sensações de dor pelo corpo. Se algum dia você começar a sentir fortes dores nos dentes ou na região da mandíbula sem razão aparente na boca, cuidado, você pode estar tendo um infarto.
A DTM tem como uma das principais causas o estresse e a ansiedade, e por isso também está diretamente ligada ao bruxismo, hábito de ranger os dentes. Lesões na cabeça, no pescoço e nos maxilares, má oclusão e encaixe ruim dos dentes e doenças como artrite também podem ser causadoras da DTM.
Quais os sintomas Quando se dá o deslocamento da mandíbula, pode ocorrer dor intensa e desconforto, dificuldade em falar e incapacidade de abrir ou fechar a boca. Além disso, a mandíbula pode ficar torcida para um dos lados.
De acordo com especialistas, além das famosas dores no peito e no braço, existem também outros sintomas e sensações que se sente durante um infarto, e que o tornam ainda pior. As pessoas sentem o pescoço formigando, dores nas costas, suor frio, vômito e náuseas.