Os animes têm conquistado corações ao redor do mundo com suas histórias emocionantes, personagens cativantes e mundos imaginativos. A grande maioria dessas obras já são adaptações animadas de mangás (quadrinhos japoneses), e por sua vez acabam recebendo adaptações em live action, isto é, com pessoas reais.
Prepare os lenços, pois “Túmulo dos Vagalumes” é uma adaptação emocional e comovente. Baseado no filme de anime de mesmo nome, o live action narra a história de dois irmãos lutando para sobreviver durante os últimos dias da Segunda Guerra Mundial no Japão. A adaptação mantém a sensibilidade e a crueza da narrativa original, proporcionando uma experiência impactante. Esse é tido para muitos como o melhor filme do renomado Studio Ghibli, ao ponto que foram lançadas duas adaptações, uma em 2008 muito elogiada e outra anos antes, em 2005, que é tida como uma adaptação ainda melhor do que a que sairia posteriormente.
Yes, you do read that right: Attack on Titan is getting another live-action movie. The first attempt, shot in two-part, bombed horribly when it released in Japan in 2015, joining the list of terrible anime movie adaptations.
Speed Racer está disponível na HBO Max. Go, Speed Racer, go!
Zach Dean is in charge of writing the live-action version of Star Blazers alongside director Christopher McQuarrie. The two work together on the Mission Impossible franchise, showing they know how to make a thrilling action movie.
Like the 100+ anime series from the 70s, the movie follows five young orphans, known as G-Force, that train from a young again to protect the earth from invading forces. If that synopsis doesn’t sell you, the fact that it is produced Acclaimed Marvel directors Joe and Anthony Russo certainly will.
Isso porque ele traz uma história muito humana e longe dos exageros que estamos acostumados a ver. São duas garotas que compartilham o mesmo nome — Nana —, mas que têm estilos de vida bem diferentes. A menina sonhadora e a rebelde desiludida com a vida se encontram e logo percebem que há uma enorme conexão entre elas para além da coincidência.
O tempo passou e já parece consenso que as críticas ao live-action de Speed Racer foram exageradas naquela época e que todo o tom quase lisérgico que as diretoras deram é algo que está bem presente no material original. O próprio anime é cheio de cores e com algumas soluções bem malucas e o que as cineastas fizeram foi resgatar essa essência.
Portanto, espere encontrar a saga do brilhante estudante que encontrou um caderno capaz de matar qualquer pessoa cujo nome é escrito em suas páginas e como isso o leva a bater de frente com um genial e excêntrico detetive. É um duelo bem ao estilo gato e rato que envelheceu muito bem.
Ainda que tenha alguns clássicos inquestionáveis, os animes nunca se deram muito bem com o cinema, principalmente no Ocidente. Filmes como Dragon Ball Evolution e a própria versão da Netflix de Death Note mostram que a estética das animações pode não funcionar tão bem assim na grande tela.
Os cinco filmes que narram a jornada do samurai que jurou nunca mais matar são excelentes adaptações por levarem tanto a história quanto o clima do anime para o cinema sem perder nada no processo. Tudo aquilo que você viu na animação vai estar no live-action e muito bem representado.
Tanto o primeiro Nana quanto sua sequência estão disponíveis no Viki.
After years of speculation, Netflix revealed the Cowboy Bebop live-action Netflix series is in production.
Danilo Oliveira é jornalista formado pela Universidade Cruzeiro do Sul, amante de jogos, quadrinhos e Puroresu. Atualmente é colaborador do Olhar Digital, podcaster e diretor de comunicação.
Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.
Além de todas essas obras em live action que também possuem suas versões em anime, é importante lembrar ainda que existem diversos live action adaptados diretamente de mangás que são simplesmente sensacionais, como Old Boy, Nana, Alita: Anjo de Combate, 20th Century Boys e muitas outras.
Pouquíssimas adaptações em live-action conseguem levar para a tela todo o maneirismo dos animes sem soar ridículo. Dos cabelos coloridos e espadas gigantescas às poses e reações exageradas, é um desafio enorme se manter fiel ao original sem ficar caricato. E Samurai X consegue acertar o tom como ninguém.