Principais danças folclóricas do Brasil
Conhecendo mais sobre as danças folclóricas brasileiras
As danças folclóricas maracatu, frevo, carimbó e pau de fita, estão localizadas na região nordeste, norte e sul, respectivamente. Tanto o maracatu, quanto o frevo, são danças folclóricas tradicionais na região nordeste, principalmente no estado de Pernambuco.
As danças circulares são aquelas caracterizadas como a expressão artística executada por pessoas em círculos e de mãos dados realizando uma coreografia. Diversos povos a praticavam em suas comemorações. É exemplo de dança circular as danças de roda, que envolviam práticas folclóricas e tradicionais ao redor do planeta.
A Dança Circular se chama e se torna sagrada pelo fato de permitir que "Os participantes entrem em contado com sua essência, com seu eu superior, com a centelha divina que existe dentro de cada um de nós. No momento desse contato, temos a união do corpo (matéria) com o espírito".
A prática também pode ser conhecida como Dança Circular Sagrada, esta denominação se refere ao sagrado de cada um. ... Ivone Militzer declara que “dançar em roda, de mãos dadas, faz circular poderosa energia regenerativa, trazendo imenso bem estar.
As danças circulares são praticadas em grupos. O grupo, em círculo, segue um coreografia e, conectados entre si, reúnem energias em busca da harmonia, da consciência do todo. ... Gradativamente, o ser humano adquire autocontrole, uma maior consciência corporal e a responsabilidade por seus atos.
Danças circulares são danças coletivas que tem como finalidade a integração do grupo e o fortalecimento de valores como empatia, compreensão e sentimento de pertencimento. Nesse tipo de dança, as pessoas - de todas as idades - são dispostas em círculos e realizam coreografias juntas.
As danças circulares sagradas, também conhecidas como danças de roda, foram criadas por Bernhard Wosien e sintetizam danças de diferentes culturas pesquisadas por ele. A dança circular sagrada, ou dança de roda, é uma prática que reúne vários tipos de danças tradicionais ou folclóricas de diferentes locais do globo.
As danças folclóricas podem ser classificadas coreograficamente, conforme o número de participantes, em: solistas, quando existe um só dançador, como no frevo; de par enlaçado, como a valsa; de par solto, como a chimarrita, podendo haver aquelas em que o par se enlaça e se separa conforme as marcações, ex.: ciranda, ...
o samba , o samba de roda , maracatu , frevo , baiÂo catira etc.. TODAS essas danças e mais ainda estão relacionada com cultura da população brasileira toda cultura tem algum relacionada sobre dança .
1 ponto São danças em círculo executadas de mãos dadas que seguem uma coreografia preestabelecida. São danças em círculo executadas de mãos dadas sendo dançadas com coreografia improvisada. São danças em roda com mãos e coreografia livres. ... As danças circulares sempre foram praticadas por vários povos.
São danças em pares. ... São danças coletivas onde os participantes, organizados em círculos, realizam coreografias juntos. São danças onde cada indivíduo dança do jeito que quiser.
A grande adesão das pessoas às Danças Circulares passou a se dar pela simplicidade dos movimentos, que são feitos em grupo e respeitam o espaço e o tempo de cada um. Durante a (experiência/vivência/dança) é perceptível a harmonização entre corpo, mente e coração.
* 1 ponto São danças em pares São danças coletivas onde os participantes, organizados em círculos, realizam coreografias juntos São danças onde cada indivíduo dança do jeito que quiser Nenhuma das alternativas anteriores 2 – "Ciranda" é uma palavra que pode se referir tanto à música quanto à dança.
Resposta: O pensamento coletivo e o círculo.
A dança circular estimula o autoconhecimento e, por ser feita em roda, o conhecimento em relação ao outro. Além disso, ela contribui para aprimorar as nossas noções de espaço e consciência corporal", explica a psicóloga Gabriela Bessa.
Resposta: 1 = Sagrada, folclórica e contemporânea.
Resposta. Resposta: As Danças Circulares têm sido utilizadas por diversos povos para celebrar a vida em todas as suas fases – nascimento, casamento, morte, plantio, colheita, mudança das estações, e assim por diante.
Resposta. Resposta: 1= a) São danças em círculo executadas de mãos dadas que seguem uma coreografia preestabelecida.
As Danças Circulares fazem parte de um movimento de dança contemporânea que surgiu com Bernhard Wosien (1908-1986), bailarino polonês/alemão, professor de danças, pintor que, a partir das décadas de 1950 e 1960 pesquisou e divulgou danças circulares de vários povos, buscando a valorização das diversidades das culturas, ...
Explicação: Quadrilha, Ciranda, Pau-de-Fita, Candomblé, Danças Indígenas e Da ño're.