Existe também a membrana serosa, que secreta e absorve líquidos e gases, que reveste as cavidades torácica (pleura), a cavidade abdominal (peritônio – parietal nas paredes e visceral nas vísceras) e o coração (pericárdio).
Mucosa: É constituida por tecido epitelial e tecido conjuntivo que reveste internamente nas cavidades. EX: nariz. Serosa: É constituida por tecido epitelial e tecido conjuntivo que reveste externamente no coração, pulmões e intestino.
A serosa, também chamada de membrana serosa, é uma membrana úmida formada por uma delgada camada de células epiteliais, apoiada sobre um fino tecido conjuntivo, responsável por revestir as cavidades do corpo. ... Esta membrana recebe o nome de acordo com o local e os órgãos que recobre.
As glândulas do corpo humano são órgãos que fazem parte do sistema endócrino e exócrino, de modo que a principal função delas é a produção de hormônios e o equilíbrio do metabolismo para o bom funcionamento do corpo.
As glândulas anfícrinas são aquelas com secreção exócrina e endócrina, como pâncreas e fígado. ... As glândulas mistas produzem substâncias que são liberadas em órgãos ocos e também produzem hormônios que são liberados diretamente no sangue.
O sistema endócrino é composto por um grupo de glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do organismo por meio da produção e secreção de hormônios. Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo.
As principais glândulas endócrinas humanas são: a pineal, a hipófise, a tireoide, as paratireoides, as suprarrenais, o pâncreas, os ovários (nas mulheres) e os testículos (nos homens). Agora veremos um pouco sobre as funções e os hormônios secretados por cada uma delas.
o que são - Glândula endócrina é uma glândula do sistema endócrino que secreta substâncias que são lançadas directamente na corrente sanguínea, ao contrário das glândulas exócrinas. A tireoide é uma glândula endócrina. Existem ainda as glândulas anfícrinas, que são simultaneamente endócrinas e exócrinas.
Doenças endócrinas
Dentre as doenças causadas pelo excesso hormonal, as mais conhecidas são o hipertireoidismo (excesso de hormônios da tireoide), o hiperinsulinismo (excesso de insulina) e o hipercortisolismo (excesso de cortisol). “Entretanto, não existe nenhum hormônio que não possa apresentar esta situação”, pondera.
Sinais de distúrbios hormonais Entre os sintomas mais comuns causados pelo desequilíbrio hormonal estão a insônia, a má digestão, o cansaço intenso, a fome excessiva, a ansiedade, a menstruação desregulada e alterações de humor. Alterações na pele, como o aparecimento de acne, também pode indicar alterações hormonais.
Cansaço, baixa libido e outros sinais que indicam hormônios desregulados
São várias as condições que podem desregular os hormônios, como doenças das glândulas da tireoide, doenças dos ovários, doenças da hipófise. Além disso, fatores externos também podem influenciar diretamente nossos hormônios.
As causas da desregulação de hormônios estão diretamente relacionadas ao estilo de vida de uma pessoa. Estresse excessivo, alimentação inadequada e exposição à toxinas são capazes de ocasionar a condição.