Fontes históricas são os documentos que o historiador utiliza para recontar fatos passados, reconstruir a história. Essas fontes podem ser visuais, materiais, escritas e orais. As fontes visuais São aquelas cujas informações estão nas pinturas, fotos, quadros, gravuras ou filmes.
“Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no Presente. As fontes históricas são as marcas da história.
Exemplos de fontes historicas: escritas,orais, visuais e...
Complementando a documentação, a utilização de fontes orais é imprescindível para preencher as lacunas deixadas pelos documentos escritos na reconstrução dos fatos históricos.
Fonte sonora é qualquer corpo capaz de fazer oscilar o ar com ondas de frequência e amplitude detectáveis pelos nossos ouvidos.
As fontes históricas são as evidencias do passado que contribuem com o historiador a ampliar investigações históricas.
Fontes históricas são todos os vestígios deixados pelos antepassados, são elas que são objeto da História e sem elas não poderíamos entender tudo que aconteceu no passado. Elas podem ser fontes materiais e imateriais. Materiais: Cartas, mapas, documentos, diários, etc.
As fontes históricas são os itens materiais e imateriais (ou seus vestígios) que são produzidos pela ação humana. As fontes históricas são fundamentais para que o historiador possa realizar o seu trabalho de investigação do passado humano.
O trabalho com fontes históricas em sala de aula requer cuidados, pois todo documento histórico expressou uma versão de um determinado fato ou momento. Para utilizar boas metodologias, o professor precisa construir um roteiro de análise para os alunos.
O trabalho do historiador consiste em escrever o passado a partir de fontes, vestígios e de uma orientação teórico-metodológica. ... Assim, a proposta dessa sequência de aulas consiste em apresentar aos alunos a análise de fontes históricas, fazendo com que eles compreendam o trabalho do historiador.
São formas de linguagem visual que utilizam imagens para representar determinado tema, importantes como fontes informativas de épocas, pessoas e das sociedades nas quais foram produzidas.
Fontes escritas: jornais, cartas, revistas, relatórios, documentos em geral, atas, diários, livros; Fontes não-escritas: filmes, imagens, objetos (antigos, arqueológicos, modernos) como brinquedos, ferramentas, armas, moedas e etc, além de obras de arte, por exemplo.
Elas podem ser fontes materiais ou imateriais. As fontes materiais são os documentos oficiais, pinturas, registros históricos, livros, e tudo o que for documentado e passível de verificação. Já as fontes imateriais são costumes, religiões, línguas, crenças, que podem também servir de fonte de estudo para o historiador.
Por exemplo: Fotos, Vídeos, gravações de voz, manuscritos, livros, esculturas, etc. Fontes Orais são fontes que complementam a história que sabemos ou não, como dados históricos de pessoas; Fontes Iconográficas são basicamente imagens, como pinturas; Fontes Escritas são livros, revistas, jornais, manuscritos, etc.
O termo iconografia nos remete portanto a todas as imagens que irão compor a carreira de um artista, por exemplo, ou ao conjunto de obras, sejam elas escultura, cinema, pintura, fotografia, xilogravura e etc., que integraram determinado período artístico. ... Essas imagens e desenhos são a sua iconografia.
O uso apropriado de fontes iconográficas requer a realização de alguns questionamentos. É importante procurarmos conhecer as intenções de cada autor sobre a sua obra, problematizando o papel da subjetividade de um documento histórico, o olhar de quem cria os meios visuais, seus interesses e motivações.