Um indutor é um dispositivo elétrico passivo que armazena energia na forma de campo magnético, normalmente combinando o efeito de vários loops da corrente elétrica. O indutor pode ser utilizado em circuitos como um filtro passa baixa, rejeitando as altas frequências.
A função do indutor é armazenar energia em campo magnético. A função do capacitor é armazenar energia em um campo elétrico. ... A função do resistor é transformar a energia elétrica em calor.
Um indutor, quando percorrido por uma corrente elétrica alternada, oferece uma oposição à passagem dela, imposta por campo magnético, denominada reatância indutiva. ... Podemos traçar o gráfico da reatância indutiva em função da frequência, obtendo com resultado a curva mostrada ao lado.
Para provar o aparelho bastar ligá-lo. Sem a existência de um indutor ligado entre G1 e G2 o ponteiro do instrumento ou multímetro tende a deflexionar para a direita e até a ultrapassar o final da escala. Com as garras interligadas a indicação deve cair a zero.
A seguir o resumo das fórmulas que se aplicam ao cálculo do indutor:
A indutância costuma ser medida em uma unidade denominada mili-henry ou micro-henry. Ela é geralmente avaliada através de um gerador de frequências e um osciloscópio ou um multímetro LCM....Determinando-a com um multímetro LCR
Se você quiser calcular a indutância total de menos de 10 indutores, basta inserir os valores dos indutores que você tem e deixar o resto dos campos em branco. Por exemplo, se você quiser calcular a indutância de 3 indutores em paralelo, basta inserir valores nas primeiras 3 caixas e deixar o resto em branco.
Indutímetro Indutímetro Com o indutímetro medimos indutância; Indutância é a capacidade do indutor de resistir a variação de corrente elétrica, pois ele armazena energia na forma de campo magnético; Geralmente encontrado em um aparelho que também possui a função de capacímetro; Na escala tem os valores acompanhados de ...
Calcular a Reatância Indutiva
Associação em Série de Indutores Quando um circuito possui indutores associados em série, a indutância total do circuito será a soma das indutâncias individuais de cada indutor, desde que esses indutores estejam separados entre si por uma distância suficiente, que impeça que ocorra indutância mútua entre eles.
Quando associamos capacitores em série, a sua capacitância é dada pela relação produto pela soma, quando associados em paralelo, as suas capacitâncias somam-se.
Como calcular transformadores toroidais
Comecemos calculando a tensão no secundário com auxilio da equação 1: 120/Vs = 100/200 e encontraremos Vs = 240V trata-se, portanto de um transformador elevador o que está coerente com a relação de espiras.
O correto dimensionamento da potência do autotransformador depende da potência do equipamento a ser alimentado, especificada em watts (W) ou (VA) pelo seu fabricante. É altamente recomendável que a potência do autotransformador seja pelo menos 20% superior à potência do equipamento a ser alimentado.