O pensamento de Sócrates era sectário, mas não era o que tradicionalmente entendemos como elitismo. Isso porque sua proposta não cria uma classe interna aos cidadãos que poderia ser elegível em detrimento do resto, mas defende que o direito ao voto deveria ser uma aptidão cuja conquista viria apenas com o estudo.
PARA SÓCRATES, quando não se podia definir uma coisa de modo absolutamente abrangente e invariável, então não se sabia o que essa coisa era. Tudo que não fosse uma definição absoluta era poreje considerada doxa, ou simples opinião, em oposição ao verdadeiro conhecimento, por ele denominado episteme.
Portanto, a Φιλοσοφία tem um papel relevante em uma sociedade democrática, estimulando o debate, a análise crítica das estruturas sociais, o diálogo como forma de interação social e, sobretudo, estimulando homens e mulheres a transformar a realidade na qual estamos inseridos.
A escola democrática dá iguais oportunidades a todos, sendo os alunos protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. Essa ação gera avanços na educação, pois as diferenças de pensamentos fazem com que mais áreas sejam contempladas nas tomadas de decisões. Bons estudos!
A democracia e a educação são irmãs gêmeas. Ambas fazem parte do mesmo processo civilizatório, desde a Grécia antiga. Os gregos, inventores da democracia, acreditavam que era papel da educação tornar as crianças adultos capazes de entender o mundo e de nele agir de forma consciente.
Onde deve ser desenvolvida a educação para a democracia ? A escola é o locus privilegiado, embora sofra, atualmente, a concorrência de outras instituições -- como os meios de comunicação de massa. A escola continua sendo a única instituição cuja função oficial e exclusiva é a educação.
Uma escola democrática é uma escola que se baseia em princípios democráticos, em especial na democracia participativa, dando direitos de participação para estudantes, professores e funcionários. ... Os estudantes são livres para escolher as atividades que desejam ou que acham que devem fazer.
Assim, o processo de ensino-aprendizagem da escola democrática tem como ideia central que o conhecimento traz alegria e prazer e, por isso, os estudantes se envolvem com ele, não sendo necessárias punições ou disciplinas. Além disso, acredita-se que não haja hierarquia no conhecimento.
Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.