No jargão da didática de leitura e escrita, reescrever um texto não é corrigi-lo ou revisá-lo, como faz supor o senso comum. No contexto da disciplina, reescrever é contar, com as próprias palavras, uma história conhecida, com a qual a turma já está bem familiarizada.
O trabalho com reescrita é fundamental para o início do desenvolvimento do ensino da produção de texto pois parte de textos já conhecidos pelos alunos. ... Como o objetivo principal da reescrita é o aprimoramento da linguagem escrita, não é necessário a reescrita do texto inteiro.
Uso recomendado e dicas
A reescrita é uma atividade de produção textual com apoio. É a escrita de uma história cujo enredo é conhecido e cuja referência é um texto escrito. Quando os alunos aprendem o enredo, junto vem também à forma, a linguagem que se usa para escrever, diferente da que se usa para falar.
no início, apresentamos as personagens e a situação; depois, desenvolvemos o texto de forma que as personagens interajam em torno de uma situação; por fim, criamos um final surpreendente, que gere a reflexão dos leitores sobre um ensinamento, uma moral, a qual aparece no final do texto geralmente.
Moral: Quem tudo quer, tudo perde. Se o fazendeiro soubesse dar valor à galinha mágica que tinha nas mãos, talvez pudesse ter enriquecido muito mais. Contudo, o homem resolver matar o animal e ficou sem nada por ser ganancioso e impaciente.
substantivo masculino e feminino Pessoa que gosta de falar de seus próprios feitos e qualidades; gabarola, fanfarrão. adjetivo Que se gaba, falando sempre de si mesmo e de suas próprias ações e qualidades. Etimologia (origem da palavra gabola).
substantivo masculino Rua estreita e curta, às vezes sem saída, e pouco própria para o trânsito; viela.
Significado de gabola: Pessoa que se acha melhor que as demais.
Expressão usada no sentido de "vai pensando".