Resposta. Porque os peixes cartilaginosos possuem um esqueleto feito de cartilagem, a exemplo dos craniados sem mandíbulas, como as feiticeiras e lampreias. Os peixes ósseos já possuem um esqueleto constituído por ossos, um tipo de esqueleto que aparece posteriormente na evolução dos craniados.
Os peixes cartilaginosos têm um fígado grande e dividido, onde ajuda o animal para que ele possa flutuar. Isso ocorre de forma relativa a sua densidade, se ele possui menor ou maior concentração do óleo. O óleo é um resultado da ação metabólica do fígado, sendo ele o responsável pelo peixe flutuar ou não.
O peixe regula o volume de sua bexiga natatória por meio de secreção de gás da bexiga quando afunda na coluna, ou retirando gás quando se move para cima na coluna. ... Diferentemente dos peixes ósseos que utilizam uma bexiga natatória, os peixes cartilaginosos utilizam outra estrutura para gerar flutuabilidade neutra.
Os peixes têm um órgão especial que permite controlar a sua a profundidade a que nadam na água. A bexiga natatória ou vesícula gasosa é uma espécie de saco flexível que se expande ou contrai de forma aumentar ou diminuir a densidade do peixe em relação à água. ... Ao contrair, o peixe fica mais denso e imerge.
Os mecanismos de flutuabilidade em peixes envolvem a diminuição da densidade total do corpo pela incorporação de componentes de baixa densidade (gases, óleos) em diferentes órgãos. ... Assim, há um aumento de volume quando o peixe sobe na coluna d'água, e quando o peixe desce, uma diminuição de volume.
Os peixes variam o volume do próprio corpo para aumentar ou diminuir o empuxo exercido pela água. ... Assim, aumenta sua densidade e afunda, ficando apenas com uma pequena parte da cabeça fora da água.
Um peixe pode permanecer próximo à superfície porque está tentando respirar com mais facilidade. Lembre-se, esses animais respiram o oxigênio dissolvido na água – não o oxigênio que já está combinado com a molécula de H2O.
Por que meu peixe betta está deitado no fundo do aquário?